PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Curdos têm menos direitos do que os árabes de Israel e mais do que os palestinos

Os curdos têm mais direitos do que os palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza e menos do que os árabe-israelenses. Eles têm direito à cidadania turca. Os árabe-israelenses são cidadãos de Israel. Os palestinos, a não ser aqueles com passaporte jordaniano, não possuem nacionalidade. Estão no limbo. Os curdos podem se movimentar por toda a Turquia. Os árabe-israelenses viajam livremente para onde quiserem, a não ser Gaza (o que também não é permitido a cidadãos judeus de Israel). Os palestinos são obrigados a atravessar checkpoints para circular mesmo entre cidades da Cisjordânia, como Nablus e Ramallah. Os curdos são proibidos de ensinar a sua língua para as crianças nas escolas. Os árabe-israelenses podem aprender árabe que é usado em diversas outras partes de Israel. Os palestinos também podem falar livremente a sua língua. Apenas recentemente os curdos receberam permissão para ter jornais, TVs e rádio no seu idioma. Os palestinos e os árabe-israelenses sempre tiveram a sua imprensa independente.

Por gustavochacra
Atualização:

O lobby israelense nos EUA

PUBLICIDADE

Charles Freeman pediu para que não considerassem seu nome para o posto de diretor do Conselho Nacional de Inteligência. Ele havia sido indicado por Dennis Blair, diretor nacional de inteligência dos Estados Unidos. A decisão ocorreu depois de enorme pressão de organizações pró-Israel americanas. Eles afirmam que Freeman fez declarações anti-Israel no passado. Mesmo depois de pedir o afastamento, ele não deixou de lado as suas críticas ao governo israelense. "Israel está se dirigindo para um abismo. É uma irresponsabilidade não questionar a política israelense e o que é melhor para a população americana", disse. Posição similar foi defendida pelo professor John Mearsheimer, diretor do programa de Segurança Internacional da Universidade de Chicago, e Stephen Walt, professor de Relações Internacionais de Harvard, em livro crítico das consequências do lobby de Israel para a política americana. Os dois são dos maiores acadêmicos especializados em segurança em todo o mundo.

Nos EUA, é permitido fazer lobby e vários outros grupos agem da mesma forma que os pró-Israel. Entre eles, os armênios, que tentam convencer o Congresso em votação em abril a condenar o genocídio armênios. E os libaneses, que conseguiram articular uma lei anti-Síria em 2004.

O lobby árabe na França

Reportagem da Newsweek afirma que o Parlamento francês aprovou uma lei no início deste ano permitindo que a família do emir do Qatar pague menos impostos pelos seus imóveis na França. O Qatar ajudou o governo de Sarkozy na negociação para libertar as enfermeiras búlgaras e um médico palestino que estavam presos na Líbia. Especula-se que o Qatar teria pago os US$ 460 milhões exigidos pelo líder líbio Muammar Kaddafi. Eles também contribuíram para evitar uma nova guerra civil no Líbano, no ano passado, ao negociar um acordo entre facções rivais.

Publicidade

Shalit, a história que nunca termina

Mais uma vez, parece que Israel e o Hamas estão próximos de um acordo para libertar Gilad Shalit, capturado há quase três anos pela organização palestina. Segundo o Haaretz, Israel estaria disposto a libertar 450 membros do Hamas, mas exige que parte deles seja exilada. O grupo não concorda. Para complicar, não há provas de que o soldado esteja vivo. Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores. Não é permitidio postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.