PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

De Beirute a NY, sempre torcerei pelo PALMEIRAS

Meu texto de hoje sobre o conflito Israel-Hamas está aqui

Por gustavochacra
Atualização:

Nasci em maio de 1976. Três meses depois, o Palmeiras seria campeão paulista. Não sei exatamente quando, mas imagino que entre 1979 e 80, passei a dizer com orgulho "sou palmeirense". Amava a camisa verde do meu time. As primeiras palavras que li foram nas edições de esportes do Jornal da Tarde e também na Gazeta Esportiva. Foi na ficha técnica que descobri que Polozi, o zagueiro, era com "L", e não com "R", como dizia o meu irmão que falava como o Cebolinha.

PUBLICIDADE

Meu irmão mais velho era são-paulino, o do meio não torcia e meu pai nunca gostou de futebol. Mas, quando era São Paulo e Palmeiras, pegava a Veja para ficar lendo na arquibancada enquanto eu e meu irmão torcíamos para os nossos times. No carro, voltando da praia, também implorava para ouvir um pouco da narração do José Silvério.

Passaram os anos, e eu me transformei no palmeirense chato da classe. Sabia a escalação em decor. Mas sempre ouvia a frase - "Cala a boca que você nunca viu o seu time ser campeão". Nunca mesmo. Era o sonho de criança ver um dia o Palmeiras carregar a taça. Em 1986, depois da semifinal contra o Corinthians, quando o Mirandinha marcou aos 43 do segundo tempo e de novo na prorrogação, além de um gol olímpico do Éder, para consolidar a vitória, tive certeza de que viria o título.

Os palmeirenses da minha geração sabem, porém, que o Dênis falhou, o Tato fez o gol para a Inter de Limeira e perdemos a final. Pensei que humilhação maior não pudesse haver. Mas veio em 1989, ao perdermos por 3 a 0 para o Bragantino em mais um dia de "Porcus Tristes", como diziam corintianos e são-paulinos. Era duro ouvir na arquibancada a contagem dos anos sem o Palmeiras ser campeão.

Até 1993, quando finalmente conseguimos sair da fila. Em grande estilo, ganhando por 4 a 0 do Corinthians na final. Em 1994, éramos bi-Paulista e bi-Brasileiro. Tivemos o ataque dos cem gols em 1996 e a Libertadores em 1999.

Publicidade

A alegria durou nove anos e fomos para a Segunda Divisão. Voltamos em 2003 E ainda fomos campeões paulistas em 2008. Mas, apesar da Copa do Brasil meses atrás, o Palmeiras tem voltado ao clima dos tempos da fila. Imagino os meninos palmeirenses hoje na escola sofrendo com as gozações dos rivais. Pior, não tem nem o argumento de afirmar que o Corinthians, como na minha época, nunca havia sido campeão brasileiro.

Mas, jovens palmeirenses, lembrem que torcer é ficar ao lado do time mesmo na derrota. O Red Sox, segundo mais popular time de baseball dos Estados Unidos, ficou 86 anos sem ser campeão com as arquibancadas na Fenway Park lotadas nestas nove décadas. Avós nasceram e morreram ser ver o time de Boston levantar a taça. Não há uma pessoa viva com memória do último título do Chicago Cubs, há mais de um século, e mais de 50 mil vão aos jogos do time diariamente (no baseball tem jogo todos os dias) durante a temporada.

Eles torcem porque amam seus times e não mudarão a camisa nunca. Palmeirenses que nasceram nos tempos da fila, como eu, ou da Segunda Divisão, sabem apreciar a derrota e valorizar a vitória. Somos diferentes dos palmeirenses da época da Academia e por este motivo entendo o texto do Clóvis Rossi hoje na Folha. Ele cresceu vendo o Ademir da Guia, não o time na Taça de Prata de 1982. Faz sentido mudar para o Barcelona. O mesmo se aplica aos palmeirenses da era Parmalat, que nasceram campeões.

Mas nós dos tempos da fila e os de agora, na Segunda divisão, amamos o Palmeiras pelo que o time é. Precisa melhorar, mas não o abandonaremos jamais. Vamos criticar e reerguer o Palmeiras, mas jamais jogar a camisa no lixo. Valeu a pena ficar 17 anos sem ver o alviverde campeão para ouvir o José Silvério soltando a voz dele no pênalty cobrado pelo Evair em 1993 - "Palmeiras Campeão Paulista de Futebol".

Moro há mais de sete anos fora. É difícil ficar longe e claro que acompanho menos o Palmeiras. Mas sempre, em Beirute, Buenos Aires, Damasco ou Nova York, dentro do estádio do Yankees, terei na memória que sou acima de tudo palmeirense. Jamais trocarei meu time pelo Barcelona.

Publicidade

Leiam ainda o blog Radar Global. Acompanhem também a página do Inter do Estadão no Facebook

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

O jornalista Gustavo Chacra, correspondente do jornal "O Estado de S. Paulo" e do portal estadão.com.br em Nova York e nas Nações Unidas desde 2009 e comentarista do programa Globo News Em Pauta, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Iêmen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti, Furacão Sandy, Eleições Americanas e crescimento da Al-Qaeda no Iêmen.No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo, empatado com o blogueiro Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.