Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

De NY a Cabul - Apesar de heróis na morte de Bin Laden, 22 SEALs são esquecidos quando morrem

no twitter @gugachacra

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

O Departamento de Estado realiza briefings para comentar a situação do mundo todos os dias. Na semana passada inteira, o Afeganistão não foi citado uma só vez. O tópico mais importante era a Síria, seguida por outras questões internacionais como o processo de paz entre israelenses e palestinos.

PUBLICIDADE

Em meio à mais longa guerra de sua história, o conflito no Afeganistão, que já deixou mais de 1.600 jovens americanos mortos, é ignorado no país e em grande parte do mundo. Neste sábado, morreram 30 militares dos EUA quando um helicóptero aparentemente foi abatido pelo Taleban. Outros oito afegãos também estão entre as baixas.

Vinte e dois mortos americanos integravam os SEALs. Esta força especial da Marinha americana é composta por heróis nacionais como os que mataram Bin Laden três meses atrás. Foi também o número mais elevado de militares dos EUA mortos desde o início do conflito, uma década atrás.

Ainda assim, ninguém está nas ruas americanas para protestar contra este conflito. Os movimentos pacifistas podem não ter acabado, mas eles parecem não se importar com a morte dos  jovens americanos da elite militar deste país. Até dá para entender que na época do Vietnã houvesse mais manifestações. O alistamento era obrigatório e o total de baixas ultrapassava as dezenas de milhares. Mas, mesmo recentemente, durante a Guerra do Iraque, havia enormes mobilizações contra a administração de George W. Bush.

O ex-presidente também começou o conflito no Afeganistão depois que o Taleban, na época no poder, não concordou em entregar líderes da Al Qaeda. Mas foi o atual presidente Barack Obama quem priorizou este conflito. Ele elevou para mais de cem mil o total de militares americanos baseados nesta nação da Ásia Central, sem falar no terceirizados.

Publicidade

O problema é que ninguém dá bola. Estes jovens americanos arriscaram a vida para defender os interesses e, por que não, os ideais de seu país. E são colocados como o segundo assunto mais importante do dia nos jornais e TVs americanos, abaixo da redução da nota da S&P. Foram 31 mortos, insisto. No Black Howk Down, em 1993, na Somália, foram 19. Mesmo assim, virou até filme e ainda hoje muitos tocam no assunto.

Os Seals mortos em uma Província perdida no Afeganistão serão esquecidos. Uma pena. Eles simplesmente foram os responsáveis pela mais bem sucedida operação militar americana nos dez anos de Guerra ao Terror ao matar Bin Laden.

Anos atrás, Obama precisaria prestar contas por estas mortes. Bill Clinton sofreu imensas críticas quando a operação na Somália fracassou. George Bush, o pai, se preocupava com a vida de cada um dos militares americanos. Seu filho era descrito como demônio pelas guerras. Obama levou o Nobel da Paz. E hoje, até os Seal viraram descartáveis.

NÃO SEI O MOTIVO, MAS MUITOS LEITORES TÊM PRECISADO TROCAR DE NOME PARA POSTAR COMENTÁRIOS AQUI NO BLOG. SE ALGUÉM NÃO CONSEGUIR, TROQUE UMA LETRA PORQUE DÁ CERTO. DESCULPEM A CONFUSÃO

Siga o @inter_estadão, o Twitter da editoria de Internacional do estadão.com.br. Conheça também os blogs da equipe de Internacional do portal - correspondentes, colunistas e repórteres.

Publicidade

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

O jornalista Gustavo Chacra, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia, é correspondente de "O Estado de S. Paulo" em Nova York. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Yemen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al Qaeda no Yemen. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo, empatado com o blogueiro Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.