PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

De Washington a Brasília - Lula era amigo de Bush; FHC, de Clinton. E Dilma e Obama?

Não dá para dizer ainda como será a relação entre Barack Obama e Dilma Rousseff, eleita ontem presidente do Brasil. Tudo dependerá da química entre os dois e não necessariamente de concordâncias no campo político. Segundo Michael Shifter, presidente do Inter-American Dialogue, "todas as previsões sobre as relações entre presidentes brasileiros e americanos nos últimos tempos foram equivocadas. Lula e (George W.) Bush eram amigos. Já Lula e Obama não possuem uma relação tão amistosa".

Por gustavochacra
Atualização:

Para o professor da Universidade de Georgetown, considerado um dos maiores especialistas em América Latina dos EUA, um dos principais pontos de tensão entre os dois países continua sendo a questão nuclear iraniana. O candidato do PSDB, José Serra, de acordo com o analista, teria uma posição mais próxima à dos americanos. A seguir, leia trechos da entrevista.

PUBLICIDADE

Estado - O que a administração de Barack Obama acha da vitória de Dilma?

Michael Shifter - Eles já trabalham há algum tempo com a possibilidade vitória dela. Não há surpresa. Sabem que não desfruta do carisma de Lula, mas que é uma administradora eficiente. E, independentemente de quem vencesse a eleição, os EUA possuem confiança na estabilidade do Brasil, conforme afirmou Thomas Shannon (embaixador dos EUA em Brasília). Tanto ela quanto Serra não causam ansiedade em Washington.

Estado - Mas existem diferenças na visão dos dois países em questões de política externa.

Shifter - Verdade, e o Irã certamente é um ponto de tensão. Serra seria mais próximo da posição americana em relação à questão nuclear iraniana, certamente o mais importante tópico de política internacional hoje. Os dois países também possuem disputas comerciais e divergem sobre as mudanças climáticas. Na América Latina, houve diferenças durante a crise hondurenha. O Brasil também discorda das sanções americanas a Cuba.

Publicidade

Estado - Antonio Patriota, atual secretário-geral do Itamaraty e ex-embaixador em Washington, está cotado para assumir o Ministério das Relações Exteriores. Seria um bom nome na avaliação americana?

Shifter - Patriota conhece bem os EUA por ter sido o embaixador em Washington e tem um bom diálogo com o governo de Obama. Certamente seria um bom nome por não ser uma figura desconhecida.

Estado - Como deve ser a relação entre Dilma e Obama?

Shifter - Todas as previsões sobre as relações entre presidentes brasileiros e americanos nos últimos tempos foram equivocadas. Lula e Bush eram amigos, diferentemente do que muitos previam devido ao passado dos dois líderes. Já Lula e Obama não possuem uma relação tão amistosa, apesar de muitos imaginarem o oposto.  Logo, a relação entre Obama e Dilma dependerá muito da química entre os dois.

Estado - A América do Sul tem três novos presidentes - Juan Manuel Santos (Colômbia), Sebastian Piñera (Chile) e Dilma. Dois de centro-direita e nenhum da esquerda chavista.Para que lado está pendendo a região atualmente?

Publicidade

Shifter - Na verdade, a América Latina deu uma guinada para o centro. Segundo pesquisa do Latinbarometro, cresce o número de habitantes da região que se identificam como centristas, enquanto diminuem os que se descrevem como esquerdistas e direitistas. Além disso, com a exceção de Hugo Chávez (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia), não dá mais para rotular os políticos como direita ou esquerda. O atual presidente da Colômbia poderia até ser chamado de centro-esquerda. O que a população quer, na minha opinião, é um presidente que mostre resultados, sendo pragmático. Dilma pode garantir a continuação da administração Lula, que é bem avaliada pela população.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes

O jornalista Gustavo Chacra, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia, é correspondente de "O Estado de S. Paulo" em Nova York. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Yemen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al Qaeda no Yemen. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo em 2009, empatado com o blogueiro Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.