Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

DIRETO DE HONDURAS - Oriente Médio x América Latina (Parte 1)

DIRETO DE TEGUCIGALPA (HONDURAS) A América Central teve golpes militares durante a Guerra Fria. Possuía governos e milícias apoiadas tanto pelos Estados Unidos quanto pela União Soviética; guerras civis que deixaram dezenas de milhares de mortos na Guatemala e em El Salvador; e ditadores sanguinários governavam estes países, como Trujillo na República Dominicana.

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Duas décadas mais tarde, a democracia impera em quase todos os países e um golpe como o de Honduras provoca repúdio e surpresa internacional. Poucos imaginavam que este episódio ainda pudesse ocorrer nesta região.

PUBLICIDADE

O Oriente Médio teve golpes militares durante a Guerra Fria. Possuía governos e milícias apoiadas tanto pelos Estados Unidos quanto pela União Soviética; guerras deixaram dezenas de milhares de mortos no Líbano, Irã e Iraque; e ditadores sanguinários governavam estes países, como Saddam Hussein no Iraque.

Duas décadas mais tarde, os regimes autoritários ainda imperam em quase todos os países e eleições livres como as do Líbano provocam elogios e surpresa internacional. Poucos imaginavam que este episódio pudesse ocorrer nesta região.

Enfim, a América Latina avançou e hoje discute democracia. O Oriente Médio está bem mais atrasado e ainda engatinha na hora de debater democratização. O mundo árabe parece os latino-americanos nos anos 1970.

Obs. O blog ficou fora do ar ontem porque minha vinda para Tegucigalpa envolveu até pernoite em Atlanta e com conexão na internet apenas no celular, onde não tenho recursos para publicar os comentários. Peço desculpas

Publicidade

Obs2. No último post, passaram alguns comentários que ofenderam leitores. Terei que ser mais rigoroso a partir de agora. Apenas assuntos relacionados com este post serão publicados. Por exemplo, Israel e palestinos não são citados aqui. Logo, nenhum comentário envolvendo esta questão será publicado. Abaixo, as regras

Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.