Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Ele não derrotou a Al Qaeda, não salvou Detroit e não acabou com a Guerra do Iraque. Quem é?

Meu comentário sobre as diferenças de sunitas e xiitas ontem no Globo News Em Pauta 

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Durante a campanha presidencial no ano passado, os defensores de Barack Obama diziam que o presidente americano havia encerrado a Guerra do Iraque e praticamente derrotado a Al Qaeda. Além de, na economia, ter evitado o colapso de Detroit ao ajudar a indústria automobilística na cidade.

PUBLICIDADE

Um ano depois, Obama determina o fechamento de 19 embaixadas e missões diplomáticas americanas diante do risco de atentados da Al Qaeda. A rede terrorista também passou a dominar a oposição síria, curiosamente apoiada pelos EUA, na luta contra o regime de Assad. No Iraque, a violência bate recordes desde o auge do conflito em 2006. Carros-bomba são literalmente diários em Bagdá. O que mudou, apenas, é a ausência de tropas americanas.

E Detroit? Quebrou. E não tem como culpar Mitt Romney, o candidato republicano. Quebrou nas mãos de Obama. Sem dúvida, a decadência de Motown ocorre há décadas. Mas o presidente não evitou o colapso.

Para completar, nem adentrarei a questão da suposta redução dos ataques com Drones, anunciadas por Obama meses atrás. Os bombardeios de aviões não tripulados apenas aumentaram nas últimas semanas. Foram nove ataques em 13 dias. Falta falar da prisão de Guantánamo, que obviamente segue aberta.

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Publicidade

Comentários islamofóbicos, antisemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim nogugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.