Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Entenda o debate das armas nos EUA

Leia os últimos posts

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

DEVERÍAMOS RESPEITAR MAIS A HISTÓRIA DOS ROMAS (CIGANOS)

PUBLICIDADE

POR QUE O IRÃ E A COREIA DO NORTE PODEM NAO PODEM TER ARMAS NUCLEARES?

AL QAEDA DOMINA O MAIS PODEROSO GRUPO ANTI-ASSAD NA SÍRIA

O Senado americano aprovou a abertura dos debates sobre a legislação envolvendo os armamentos nos Estados Unidos. Desde o massacre em uma escola primária em Connecticut, tem crescido a pressão para haver uma maior restrição às armas no país. Mas não esperem nenhuma grande mudança.

Primeiro, os EUA culturalmente são uma nação onde se preza a liberdade individual. A Segunda Emenda da Constituição garante o direito de portar armas. E ninguém quer que este direito acabe. Os defensores de maiores restrições têm como meta um aumento na verificação de antecedentes dos compradores, especialmente na internet e em feiras de armas, e a proibição de armas de ataque, como um fuzil AR-15.

Publicidade

MEU COMENTÁRIO NA TV ESTADAO SOBRE A QUESTAO DAS ARMAS 

Provavelmente, apenas o primeiro item deve ser aprovado. O lobby em defesa das armas, conhecido como NRA, é poderoso no Congresso. O lobby anti-armas, bancado pelo prefeito Michael Bloomberg, ainda não tem condições de fazer frente.

Nos EUA, na minha avaliação, o melhor seria seguir adiante com as legislações estaduais. Não dá para Nova York e a Dakota do Norte terem as mesmas leis. E não tem. Assim, como deve ocorrer em uma federação de verdade, cada unidade decide o que é melhor para si.

Em tempo, eu não uso armas e jamais compraria. Acho melhor sociedades como a britânica, do que a americana, em relação a armamentos. Mas existe um contexto. Não dá para Detroit virar Londres. E para onde iriam as centenas de milhões de armas de fogo já existentes?

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Publicidade

Comentários islamofóbicos, antisemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim nogugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.