Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Esqueçam, não haverá restrições a armas nos EUA

Leia também - 

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

VOCÊ SABE OS NÚMEROS DO TERRORISMO NOS EUA?

COMO COMBATER O MEDO DO TERRORISMO

QUEM SÃO OS TERRORISTAS DE BOSTON?

PUBLICIDADE

O IRRESPONSÁVEL PRECONCEITO CONTRA OS ÁRABES DEPOIS DO ATENTADO

Apesar do apoio de 90% da população americana e de 74% dos portadores de armas, o Senado não aprovou leis que imporiam algumas restrições à venda de armamentos, como o estabelecimento de uma verificação maior dos antecedentes e o banimento de armas de ataque, como o AR-15.

Publicidade

A maior parte dos republicanos, além de democratas de Estados conservadores, foram contra. A derrota era prevista e não causou surpresa. Mas houve decepção, especialmente de familiares de vítimas de armas de fogo. O presidente Obama ficou visivelmente irritado e tentará usar algum de seus poderes executivo, embora seja difícil implementar grandes mudanças sem o Congresso. Uma alternativa será seguir pela via dos Estados. Nova York e Connecticut, já possuem leis mais restritivas e outros podem seguir na mesma linha.

Mas a pergunta é por que estes senadores votaram contra, se a população americana é a favor? Existe a influência do lobby das armas, o NRA. Mas também estes senadores são de Estados conservadores ou dependem de eleitores conservadores em primárias. Por último, alguns senadores consideram estas medidas ineficazes e avaliam que os criminosos conseguiriam estes armamentos independentemente das verificações. Para completar, segunda emenda da Constituição garante o direito de portar armas.

O mais importante, porém, é que 0s 10% contrários a restrições consideram este tema uma prioridades. Para os outros 91%, há questões mais importantes. O empenho deles é menor.

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antisemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim nogugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.