Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Guerra da Síria - O Regime Infanticida versus a Oposição Canibal (e vice-versa)

Leia também - Obama espiona jornalistas e ataca liberdade de expressão

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

A resolução aprovada pela Assembleia Geral da ONU para condenar a violência na Síria e pedir uma transição política, além de não ter peso algum como seria uma do Conselho de Segurança, será completamente inócua para interromper a guerra civil entre um regime sanguinário, apoiado por milícias sanguinárias, que enfrenta uma oposição sanguinária, composta por diferentes facções sanguinárias.

PUBLICIDADE

A guerra civil da Síria é um conflito no qual um líder rebelde come o coração de um soldado e acha que, desta forma, conseguirá atenção internacional. É um conflito no qual milícias cristãs e alauítas, apoiadas pelo regime, queimam e matam crianças sunitas. E é um conflito no qual milícias sunitas, integrantes da oposição, queimam e matam crianças alauítas e cristãs.

Nesta guerra civil, mulheres sunitas são estupradas por cristãos e alauítas pró-Assad. E mulheres cristãs e alauítas são estupradas por sunitas da oposição.

Se quiserem, vejam estes vídeos. Eu não recomendo. Mas esta é a guerra civil da Síria. Não tem lado bom. Os dois são péssimos. Não tem solução. Todas são horríveis. A guerra civil não vai terminar tão cedo. A Síria morreu. E eu acho improvável que o Líbano e a Jordânia saiam ilesos. A Turquia e Israel conseguem se defender.

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Publicidade

Comentários islamofóbicos, antisemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim nogugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.