Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Inimigos de Israel - dez diferenças entre o palestino Hamas e o libanês Hezbollah

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

1. O Hamas é sunita. O Hezbollah é xiita.

PUBLICIDADE

2. O Hamas é palestino. O Hezbollah é libanês

3. O Hamas tem a sua origem na Irmandade Muçulmana no Egito. O Hezbollah é inspirado pela Revolução Islâmica iraniana

4. O Hamas já cometeu dezenas de atentados suicidas em Israel. O Hezbollah apenas cometeu no sul do Líbano durante a ocupação israelense. Ainda assim, foram pouco mais do que dez e há mais de uma década não realiza este tipo de operação, mesmo porque Israel desocupou a região em 2000.

5. O Hamas tem mísseis caseiros e pouco alcance. O Hezbollah tem Katyushas com capacidade para atingir Tel Aviv.

Publicidade

6. Os membros do Hamas não são bem treinados em táticas de guerrilha. Os membros do Hezbollah, de acordo com relatório militar americano, são certamente mais bem preparados do que qualquer soldado árabe.

7. O Hamas não tem uma liderança unida, já que o líder do grupo, Khaled Meshal, vive em Damasco e costuma entrar em conflito com os líderes da organização em Gaza. O líder absoluto do Hezbollah é o xeque Hassan Nasrallah.

8. O Hamas enfrenta dificuldades financeiras. O Hezbollah possui uma enorme fonte de renda oriunda de libaneses xiitas que vivem no oeste da África e no golfo Pérsico, além de receber contribuições do Irã.

9. Israel tem informantes no alto escalão do Hamas. Porém enfrenta dificuldades para conseguir informações dos mais disciplinados membros do Hezbollah.

10. A quase totalidade da população de Gaza é muçulmana sunita (religião do Hamas). Os xiitas (religião do Hezbollah) são apenas um dos vários grupos que compõem a miríade sectária libanesa

Publicidade

obs. Estou a caminho de Israel

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.