PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Iraque e Líbano tentarão sabotar sanções econômicas da Liga Árabe à Síria

 no twitter @gugachacra

Por gustavochacra
Atualização:

Updates

PUBLICIDADE

1 - A Síria foi acusada pela ONU de crimes contra a humanidade em relatório de Paulo Sérgio Pinheiro

2- Espetacular Flash Mob de opositores sírios no Canadá O Iraque e o Líbano não pretendem implementar as sanções econômicas à Síria adotadas pela Liga Árabe, segundo disseram autoridades em Bagdá e Beirute. Os dois países se recusaram a votar a favor da resolução e tampouco da suspensão ao regime de Bashar Assad na entidade que representa os governos da região.

Em Damasco, segundo o jornal libanês Daily Star, citando uma autoridade do regime, a estratégia é "ter o escudo político de Moscou e a proteção econômica de Bagdá, Teerã e Beirute". A Jordânia também teme que as sanções provoquem uma onda de refugiados para a sua fronteira com a Síria.

Além disso, segundo me disse um diplomata com base em Damasco, outras resoluções anteriores da Liga Árabe não foram respeitadas pelos países membros. Tunísia, Egito, Omã, Argélia, Sudão, Líbano e Iraque mantiveram seus embaixadores na Síria, apesar de a entidade ter exigido que eles fossem retirados. "Nesta região, não interessa muito o que está no papel", disse.

Publicidade

Segundo o ministro das Relações Exteriores iraquiano, Hoshyar Zebar, "não é possível impor sanções à Síria". O governo de Bagdá teme ainda que as medidas econômicas afetem os mais de 1 milhão de refugiados iraquianos na Síria que não tem para onde ir. Bagdá não respeitará uma linha das determinações da Liga Árabe.

O Hezbollah e o grupo cristão de Michel Aoun, que integram a coalizão de governo do Líbano, repudiaram as sanções. Há décadas, o regime sírio usa o território libanês para contrabando e transações ilegais. O governo dos EUA já advertiu aos tradicionais bancos de Beirute para encerrarem estas operações.

Leiam ainda o blog Radar Global. Acompanhem também a página do Inter do Estadão no Facebook

Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

O jornalista Gustavo Chacra, correspondente do jornal "O Estado de S. Paulo" e do portal estadão.com.br em Nova York e nas Nações Unidas desde 2009, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Iêmen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al-Qaeda no Iêmen. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo, empatado com o blogueiro Ariel Palacios

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.