Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Israel proíbe cristãos palestinos de Gaza com menos de 35 anos de ver o Papa

Israel proibiu que cristãos com menos de 35 anos deixem a Faixa de Gaza para acompanhar a visita do Papa Bento XVI à Terra Santa por questões de segurança. De 250 palestinos cristãos de Gaza que pediram autorização para ver o líder da Igreja Católica, 150 foram rejeitados por Israel, de acordo com agência de notícias Reuters.

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Quando os israelenses conquistaram Jerusalém Oriental, em 1967, diziam que o direito de todas as religiões frequentarem seus lugares sagrados seria garantido. Os judeus não queriam que cristãos e muçulmanos enfrentassem os mesmos obstáculos que os jordanianos impuseram nos 19 anos que dominaram a parte oriental da cidade sagrada. Entre 1948 e 1967, os judeus eram impedidos pela monarquia Hashemita de rezar no muro das Lamentações.

PUBLICIDADE

Os muçulmanos com menos de 50 anos já são proibidos pelas autoridades israelenses de irem à mesquita do Domo da Rocha às sextas-feiras, dia sagrado islâmico. Agora, os cristãos de Gaza com menos de 35 anos tampouco podem ir a Jerusalém e Belém ver o Papa. Verdade, estes cristãos são majoritariamente ortodoxos e Bento XVI representa a Igreja Católica. Mas por que eles não têm o direito de ver um dos grandes líderes do cristianismo mundial?

Muçulmanos e cristãos palestinos, hoje, em 2009, não possuem liberdade para total para visitar os locais sagrados de suas religiões em Israel.

Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.