Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Muitos sírios gostam de ditadura assim como muitos brasileiros gostavam do regime militar

no twitter @gugachacra

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Pessoas gostam de ditaduras. Não vamos nos iludir achando que todos os líbios, egípcios e tunisianos queriam derrubar seus líderes para a implantação de democracias nos moldes escandinavos. Na verdade, parcela elevada da população destes países idolatrava seus líderes e gostava do regime em que vivia, independentemente da opressão.

PUBLICIDADE

Na Síria, internamente Assad sofre críticas, conforme escrevi aqui certa vez, por ter matado "muito matou pouco". "Se fosse o velho Hafez, não teríamos estes problemas", chegam a dizer, segundo me afirmou certa vez um analista, lembrando do antigo comandante do regime e pai de Bashar.

Para estes sírios, os manifestantes são baderneiros e terroristas. A melhor lição seria eliminá-los de uma vez. Morrer alguém em Homs pouco interessa para alguém da elite em Damasco ou Aleppo. São como alguns paulistas e cariocas que querem o BOPE e a ROTA destruindo os criminosos, mesmo com "os efeitos colaterais" de civis mortos.

Depois que cai um regime, todos dizem ser contra. Mas é mentira. Somos brasileiros e temos um exemplo no nosso próprio país. Nossos dois primeiros presidentes (Sarney e Collor) eram ligados ao regime militar. Talvez a maioria dos brasileiros apoiasse os generais no poder nos tempos de Médici. No Chile, Pinochet, mesmo depois da fim da ditadura, desfrutava de suporte aberto de metade da população.

Muitos sírios gostam do Assad porque ele é ditador. Muitos sauditas gostam da monarquia dos Saud porque eles tratam as mulheres como animais. Muitos americanos gostavam do Bush porque sua ofensiva ao Iraque matava árabes. Muitos árabes gostam do Hezbollah porque o grupo xiita mata judeus.

Publicidade

Leiam ainda o blog Radar Global. Acompanhem também a página do Inter do Estadão no Facebook

Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

O jornalista Gustavo Chacra, correspondente do jornal "O Estado de S. Paulo" e do portal estadão.com.br em Nova York e nas Nações Unidas desde 2009, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Iêmen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al-Qaeda no Iêmen. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo, empatado com o blogueiro Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.