Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Não há nada de especial no apoio de Romney a Israel; Obama foi igual quando era candidato em 2008

Algumas pessoas agem com espanto depois das declaracões de Mitt Romney favoráveis a Israel, incluindo a defesa da transferência da Embaixada para Jerusalém. Não há novidade. Todos os candidatos americanos à Presidência buscam em suas campanhas conquistar a simpatia dos israelenses e dos defensores do país nos EUA, sejam eles judeus, cristãos ou ateus.

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

No debate dos candidatos a vice nas eleições presidenciais de 2008, Sarah Palin e Joe Biden fizeram as seguintes afirmações, segundo transcrição disponível no site do New York Times - o vídeo pode ser visto abaixo no Youtube

PUBLICIDADE

Palin -  "Eu sei que nós dois amamos Israel e acredito que esta é um boa coisa que concordamos, senador Biden. Eu respeito a sua posição"

 Biden - "Ninguém no Senado dos Estados Unidos foi um melhor amigo de Israel do que eu. Nunca integraria a chapa de Obama caso não tivesse absoluta certeza de que ele comparte da minha paixão"

Como disse um professor meu da Universidade Columbia, Israel e Irã são política doméstica dos EUA. Todos os políticos em campanha, com raras exceções como os libertários do Partido Republicano (Ron Paul), sempre insistem que "os israelenses são bons e os iranianos são ruins".

Desta forma, precisamos verificar o sucesso de presidentes na condução do processo de paz entre Israel e Palestina, e não o que eles afirmam. George Bush, o pai, conseguiu forçar os dois lados a negociarem. Bill Clinton conseguiu um acordo (Oslo), mas fracassou depois em Camp David. George W. Bush avançou em negociações em Aqaba e Anápolis, mas terminou sem sucesso.

Publicidade

Obama, porém, fez o processo apenas retroceder, com os dois lados sequer dialogando. Logo, independentemente de concordar ou não com Romney, é difícil imaginar um fracasso maior do que o do atual presidente no processo de paz.

Isso levando em contra que os palestinos possuem líderes (Mahmoud Abbabs e Salam Fayyad) bem mais moderados do que Yasser Arafat, no poder durante o mandato de outros presidentes. E Israel é governado por um premiê pragmático, Benjamin Netanyahu, que nunca entrou em guerra com os palestinos e, diferentemente de ídolos da "paz", como Shimon Peres, desacelerou a construção de assentamentos. Mais importante, sua "paz econômica" tem sim funcionado, embora sem o apoio de Obama.

Leiam ainda o blog Radar Global. Acompanhem também a página do Inter do Estadão no Facebook

Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

O jornalista Gustavo Chacra, correspondente do jornal "O Estado de S. Paulo" e do portal estadão.com.br em Nova York e nas Nações Unidas desde 2009, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Iêmen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al-Qaeda no Iêmen. Também é comentarista do programa Em Pauta, na Globo News. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo, empatado com o blogueiro Ariel Palacios

Publicidade

no twitter @gugachacra

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.