PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Os rebeldes "moderados" da Síria são aliados da Al Qaeda? Sim

Neste fim de semana, um jornalista americano que ficou dois anos como refém da Frente Nusrah, como é conhecida a Al Qaeda na Síria, relatou o seu sequestro nas páginas da revista do New York Times. Super recomendo a leitura. Mas, neste post, irei falar de apenas um trecho.

Por gustavochacra
Atualização:

Theo Padnos, o jornalista, conta que, em determinado período do seu sequestro, a Frente Nusrah estava em um campo junto com membros do Exército Livre da Síria, como é chamado o supostamente grupo moderado dos rebeldes sírios que o presidente Barack Obama disse que irá treinar.

PUBLICIDADE

O problema é que 1) a CIA já treina este grupo faz tempo e 2) Este grupo é aliado da Al Qaeda.

A prova? No diálogo, Padnos afirma que um dos membros do Exército Livre da Síria elogia o treinamento americano. Mas o jornalista pergunta se não era para eles lutarem com a Frente Nusrah (Al Qaeda). "Nós mentimos para os americanos", afirma o rebelde supostamente moderado.

Esta afirmação deixa claro que os rebeldes moderados que os EUA apoiam na Síria são aliados da Al Qaeda, embora sejam inimigos do regime de Bashar al Assad e também do ISIS (Grupo Estado Islâmico ou Daesh). Obama estava certo ao não intervir na Guerra da Síria. Agora que entrou, pode se dar mal. Não tem lado bom no conflito. Todos são ruins.

Não sei como faz para publicar comentários. Portanto pediria que comentem no meu Facebook (Guga Chacra)e no Twitter (@gugachacra), aberto para seguidores

Publicidade

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antissemitas, anticristãos e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco são permitidos ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.