PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Para Brics, Irã é parceiro comercial; para EUA, Sauditas e Israel, inimigo mortal

OS COMENTÁRIOS VOLTARAM PARA O WORDPRESS. MAS O BLOG ENFRENTA ALGUNS PROBLEMAS TÉCNICOS QUE DEVEM SER SOLUCIONADOS EM BREVE. TENTEM COMENTAR PELO EXPLORER. PEÇO DESCULPAS

Por gustavochacra
Atualização:

Caso o Irã adquira armamentos nucleares, Israel, EUA, Arábia Saudita e Bahrain se sentirão ameaçados. Faz sentido. No aniversário da Revolução Islâmica de 1979, realizado na semana passada, há gritos de "morte aos EUA" e celebrações queimando a bandeira israelense. Riad, por sua vez, está no lado oposto ao Irã na Síria, Iraque, Bahrain e Líbano.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, China, Índia, Rússia e Brasil (BRICS) não são ameaçados pelo Irã. Chineses e indianos querem comprar petróleo. Os brasileiros querem vender comida. E os russos são aliados regionais de Teerã, especialmente na Síria.

Os europeus estão no meio da caminho. Alguns se sentem um pouco ameaçados pelo Irã. Outros querem comprar o petróleo iraniano.

Mas, se olharmos com mais precisão, veremos que o custo para Israel, EUA e Arábia Saudita se o Irã tiver armamentos nucleares será bem maior do que os benefícios para os BRICS realizando comércio com os iranianos. Por este motivo, as crescentes rodadas de sanções obtiveram sucesso.

O Irã, porém, é quem enfrenta o maior desgaste com o cenário atual. Caso opte por suspender seu programa nuclear, terá imediatamente o benefício do comércio com os BRICS. Por outro lado, se sentirá humilhado por ter cedido para americanos, israelenses e sauditas.

Publicidade

O acordo definitivo, portanto, apenas terá sucesso se o Irã for convencido de que não está sendo humilhado. Como isso pode ocorrer? Existem duas possibilidade. A primeira seria Israel abdicar de suas armas atômicas, o que não irá ocorrer, pois esta é a única forma de os israelenses manterem seu poder de dissuasão diante de enormes ameaças externas.

A segunda seria mostrar que o Irã é uma nação poderosa como Brasil, Turquia, Japão e Alemanha, mas, como estas quatro, optou pela via pacífica, não nuclear, diferentemente de Rússia, EUA, França e Grã Bretanha.

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antissemitas, antocristãos e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim no gugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacio

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.