PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Por que a melhora da economia dos EUA não ajudou os democratas?

Nos EUA, o PIB cresceu a um ritmo de 3,5% nos terceiro trimestre e 4,6% no segundo (houve queda no primeiro devido ao forte inverno). O índice de desemprego está abaixo de 6% depois de mais de cinco anos bem acima deste patamar, chegando a atingir 10%. A inflação segue controlada, inferior a 2% ao ano, com uma taxa de juros próxima do zero. Tudo isso após maior recessão americana em sete décadas. Estes resultados, porém, foram insuficientes para os democratas, que perderam as eleições ontem.

Por gustavochacra
Atualização:

Os republicanos, que antes controlavam apenas a Câmara dos Deputados, agora passam a ter nas mãos também o Senado, depois de oito anos como minoria, após a vitória de ontem nas eleições para o Congresso nos EUA. Comentei o resultado em outro post e voltarei a falar do tema ainda hoje.

PUBLICIDADE

No Brasil, por outro lado, a presidente Dilma Rousseff foi reeleita apesar de a inflação estar alta, no teto da meta, e a economia praticamente em recessão. A taxa de juros é uma das mais altas do mundo. Sob controle, por enquanto, apenas o índice de desemprego.

Diante destes dados, dá para afirmar que a economia não pesa mais nas decisões dos eleitores? Na minha visão, pesa bastante. E depende muito da sensação econômica das pessoas e também das diferenças no ritmo do crescimento do PIB e no desemprego em diferentes áreas do país.

Além disso, como demonstrei no post anterior, as eleições para o Congresso são distintas do formato das eleições presidenciais nos EUA. Uma vitória nas "midterm elections" de forma alguma representa uma probabilidade maior de vitória nas eleições presidenciais. A estratégia republicana foi muito boa (explicarei em outro post).

Mais tarde, escreverei outros posts comentando as eleições.

Publicidade

Não sei como faz para publicar comentários. Portanto pediria que comentem no meu Facebook (Guga Chacra)e no Twitter (@gugachacra), aberto para seguidores

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antissemitas, anticristãos e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco são permitidos ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.