As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Por que o atentado terrorista foi na Bélgica? ?

gustavochacra

22 de março de 2016 | 10h38

Estou na Globo News comentando os atentados de hoje em Bruxelas. Primeiro, queria deixar meus sentimentos para as vítimas e para todos os belgas. Minha primeira reação diante do atentado

Terroristas por muitos anos ainda tentarão atacar países ao redor do mundo. Só na última semana, o ISIS (Grupo Estado Islâmico ou Daesh) atacou Bagdá, Istambul e Bruxelas. Cabe, portanto, às autoridades tentar impedir.

Na Bélgica, houve uma falha grave do serviço de inteligência. Os belgas sabiam que podiam ser alvo de um atentado a qualquer momento. Sabiam quais os possíveis alvos. Sabiam o exato bairro onde atuavam estas células terroristas. Sabiam os nomes de todos os membros. E tinham prendido, neste fim de semana, o líder deste grupo, Salah Abdeslam, envolvido também nos atentados em Paris. Puderam interroga-lo por horas e dias. Tiveram acesso a todos os locais onde ele esteve. E, ainda assim, não conseguiram impedir um atentado.

Ataques terroristas de lobos solitários, como em San Bernardino, são quase impossíveis de serem impedidos. Mas atentados organizados e de grande proporção, como hoje em Bruxelas, podem ser impedidos. Basta ver como a Al Qaeda nunca mais conseguiu atacar os EUA.

Tendências: