PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Por que o Congresso dos EUA ignora os massacres sauditas no Yemen?

Ninguém dá bola para a Guerra do Yemen. Eu, que estive no país no passado e acompanho bastante os conflitos no Oriente Médio, raramente escrevo sobre dos iemenitas. Tenho um foco muito maior na Síria. Uma das raras exceções são os Médicos Sem Fronteiras (MSF), com seus relatórios das constantes atrocidades, além de manter hospitais e clínicas nesta que é a nação mais pobre do mundo árabe.

Por gustavochacra
Atualização:

No último relatório, o MSF relata que duas unidades médicas administradas pela entidade foram bombardeadas. Vinte pessoas morreram, sendo a maioria pacientes.

PUBLICIDADE

Os iemenitas estão envolvidos em uma sanguinária guerra civil, com o envolvimento de atores externos. São dezenas de milhares de mortos. Um dos lados é comandado pelos houthis em uma aliança com antigos membros do regime do ex-ditador Abdullah Saleh. Eles controlam a maior parte do país, incluindo a capital, Sanaa. Tem suporte do Irã, mas longe de isso ser o fator mais importante - os houthis não são fundamentais para o regime de Teerã como o Hezbollah no Líbano e na Síria.

O outro lado tem a liderança das forças leais ao presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi, que perdeu o poder em Sanaa. A base dele é a cidade portuária de Aden, no sul. O apoio principal vem da Arábia Saudita.

Os sauditas têm levado adiante uma série de bombardeios, matando iemenitas como se fossem passarinhos. Os armamentos usados são fornecidos pelos EUA, com a aprovação do Congresso. Estes deputados e senadores americanos aprovaram lei permitindo que famílias de vítimas do 11 de Setembro processem a Arábia Saudita, mas não veem problema algum em dar armamentos para o regime de Riad usar no Yemen.

Em meio a este caos, a Al Qaeda e o ISIS, também conhecido com Grupo Estado Islâmico ou Daesh, conseguiram conquistar espaço no Yemen. Uma pena. É uma das nações mais mágicas onde já estive.

Publicidade

Guga Chacra, blogueiro de política internacional do Estadão e comentarista do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários na minha página no Facebook. Peço que evitem comentários islamofóbicos, antissemitas, anticristãos e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores. Também evitem ataques entre leitores ou contra o blogueiro.Não postem vídeos ou textos de terceiros. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a minha opinião e não tenho condições de monitorar todos os comentários Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor) e no Instagram

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.