As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Uma frase que resume o Egito

gustavochacra

03 de julho de 2013 | 09h35

“No Egito, a política é dominada por democratas que não são liberais e por liberais que não são democratas”. A frase foi escrita por Samer Shehata, professor da Universidade de Oklahoma. Para mim, nada define melhor a situação no Egito e até mesmo na Síria neste momento de colapso da Presidência de Mohammad Morsy.

Regimes não democráticos, como o de Hosni Mubarak e o de Bashar al Assad antes da guerra civil garantiam as liberdades individuais para padrões da região. Nas áreas controladas pelo regime sírio, como Damasco e a Costa Mediterrânea, minorias religiosas como as cristãs não são reprimidas. Mulheres se vestem da forma que quiserem e há até tolerância com homossexuais.

No Egito da Irmandade, diminuiu a tolerância com o álcool. Mulheres se sentem mais reprimidas. Há perseguições a cristãos.

O mundo árabe precisa de governos democráticos e liberais ao mesmo tempo. O Líbano chega perto disso, mas tem a questão sectária. A Tunísia ainda é a esperança dos países onde ocorreu a Primavera Árabe.

O Egito, no momento, está entre um presidente eleito democraticamente que não respeita as liberdades e militares que defendem as liberdades e não respeitam a democracia.

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antisemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim no  gugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.