Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Você sabia que membro de regime sanguinário pode presidir a FIFA?

Um integrante da família real que comanda uma monarquia ditatorial absolutista sanguinária no Oriente Médio é o favorito para dirigir a FIFA. Depois de 20 anos de Joseph Blatter e outras tantas décadas de João Havelange, esta entidade corrupta que rege o futebol internacional aparentemente pode permanecer atrelada ao passado, sem evoluir, apesar de todos os escândalos e prisões.

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

O xeque Salman bin Ebrahim al-Khalifa pertence à dinastia Al-Khalifa, que governa Bahrain como se fosse um feudo. São sunitas, minoritários no país, e praticamente implementaram uma política de apartheid contra a maioria xiita da população. Em 2011, houve protestos pedindo democracia na Primavera Árabe. Estas manifestações foram reprimidas com violência e ajuda da Arábia Saudita. Os Estados Unidos, que mantém a sua Quinta Frota em Bahrain, evitaram se envolver, demonstrando uma hipocrisia gigantesca.

PUBLICIDADE

Milhares de pessoas foram presas e torturadas. Centenas foram mortas, incluindo jogadores de futebol. O xeque Salman, que dirigia a Federação de Futebol de Bahrain, uma nação com tradição zero na modalidade, é acusado de ter observado fotos para identificar atletas que posteriormente seriam presos - ele nega por meio de advogados. Atualmente, dirige a Confederação da Ásia.

É uma vergonha como existe tolerância com o vergonhoso regime de Bahrain, que também recebe corridas de Fórmula 1. Sem dúvida, Bahrain tem bem mais liberdades do que a Arábia Saudita, que praticamente controla o país. Mulheres podem praticamente andar da forma como quiserem e hotéis vendem álcool, normalmente para sauditas que usam o país como uma espécie de playground. No passado, a embaixadora de Bahrain nos EUA era mulher e judia. Mas isso não justifica as atrocidades cometidas pela família Al-Khalifa. Certamente, a FIFA, neste momento de busca de mais transparência, deveria buscar outro nome.

Guga Chacra, blogueiro de política internacional do Estadão e comentarista do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários na minha página no Facebook. Peço que evitem comentários islamofóbicos, antissemitas, anticristãos e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores. Também evitem ataques entre leitores ou contra o blogueiro.Não postem vídeos ou textos de terceiros. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a minha opinião e não tenho condições de monitorar todos os comentários Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor) e no Instagram

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.