Blatter anuncia que vai concorrer a um 5o. mandato na Fifa

Jamil Chade

09 Maio 2014 | 04h33

Suíço está há 38 anos na Fifa. Mas acredita que sua missão “ainda não terminou”. Decisão deve dominar Congresso da Fifa em São Paulo, em junho

 

GENEBRA – Com 78 anos, Joseph Blatter anuncia que vai disputar mais uma eleição e quer um quinto mandato consecutivo como presidente da Fifa. O suíço fez o anúncio ao jornal Blick, publicado na manhã de hoje pela Europa e o assunto deve dominar o Congresso da Fifa que ocorre antes da Copa do Mundo, em São Paulo.

A disputa pelo poder na Fifa conta ainda com Jerome Champagne, um diplomata e ex-alto dirigente da Fifa, e a grande expectativa é se Michel Platini, presidente da Uefa, anunciará ou não sua candidatura.

A votação está marcada para ocorrer em 2015. Mas a disputa pelos votos já é intensa. Blatter já viaja o mundo em busca de apoio, enquanto seus concorrentes tentam minar sua campanha.

Blatter, que está na Fifa há 38 anos e que acumula já quatro mandatos desde 1998, agora quer bater todos os recordes de seu antecessor, o brasileiro João Havelange e que tinha comandado a entidade por 24 anos. “Meu mandato está quase terminado. Mas minha missão ainda não”, declarou Blatter ao Blick. “Lanço-me a uma nova turnê”, disse.

Nesta semana, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, declarou que se Blatter se apresentasse como candidato, o processo eleitoral estaria terminado e que não haveria lugar para os concorrentes.

Antes de ser obrigado a deixar a CBF, Ricardo Teixeira era cotado como um dos candidatos para as eleições de 2015. Blatter considerava o brasileiro como seu rival mais ameaçador.