Foto do(a) blog

Direto da Europa

CBF vai liberar Diego Costa para Espanha

Zurique - A CBF cede e não vai se opor caso o jogador Diego Costa queira atuar pela seleção da Espanha. A garantia foi dada pelo vice-presidente da CBF, Marco Polo del Nero. Em declarações ao Estado, o cartola indicou que a entidade é "democrática" e que não iria criar obstáculos para Costa. O atacante, que vem surpreendendo diante de seus gols na Espanha, já indicou que quer jogar pela equipe de Vicente Del Bosque.

PUBLICIDADE

Por jamilchade
Atualização:

"A CBF acredita no livre arbítrio" disse. "Se um jogador quer jogar aqui ou ali, não será a entidade que irá dizer não", afirmou. "Essa é a minha posição e tenho certeza de que é também a posição do presidente (José Maria Marin", disse. Del Nero esteve esta semana em Zurique para reuniões na Fifa.

PUBLICIDADE

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) divulgou nota há trës dias informando que não pode convocar Costa ontem por enquanto porque a Fifa exigiu documentos complementares sobre a situação do atleta.

O problema é que a Espanha ainda precisa de um certificado da CBF de que Costa não entrou em campo pelo Brasil em jogos oficiais. E isso a CBF ainda não forneceu, levantando suspeitas de que poderia dificultar a ida do atleta para a seleção espanhola.

Em março, o atacante jogou pela seleção contra a Itália e a Rússia. Mas eram apenas amistosos. A CBF questiona o que a Fifa chama de "jogos oficiais" e o técnico Luis Felipe Scolari já demonstrou que não ficaria satisfeito com a situação de ver brasileiros ganhando outras nacionalidades.

Mas a federação espanhola insiste que "o jogador manifestou verbalmente ao técnico espanhol sua intenção de jogar no futuro com a seleção espanhola". A realidade é que se Costa entrar em campo para um jogo das Eliminatórias da Copa, ele nunca mais poderá atuar pelo Brasil.

Publicidade

O Estado apurou que, para a Fifa, os espanhóis indicaram que "para todos os efeitos, o jogador é espanhol".

A reportagem foi informada pela Fifa que não irá nem intervir em nome da Espanha para pedir documentos para a CBF e nem agir para desbloquear a situação do jogador. "Não cabe à Fifa coletar os documentos. Isso quem deve fazer é a federação interessada", indicou a entidade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.