Foto do(a) blog

Direto da Europa

COI adota um silêncio ensurdecedor diante de suspeitas de corrupção na Rio 2016

 

PUBLICIDADE

Por jamilchade
Atualização:

GENEBRA - As suspeitas de corrupção nas obras dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro tem deixado muita gente preocupada entre os organizadores do evento. Mas, no Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lausanne, a regra é a de adotar um silêncio absoluto e ensurdecedor diante do caso.

PUBLICIDADE

No início da semana, a Justiça Federal mandou suspender os repasses da Caixa Econômica Federal (CEF) ao consórcio responsável pela área norte do Complexo Esportivo de Deodoro e, faltando 128 dias para o início da Olimpíada do Rio de Janeiro, as obras correm o risco de ser interrompidas. A suspensão dos pagamentos atendeu a um pedido da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF), que suspeitam de fraude na documentação apresentada pelas construtoras Queiroz Galvão e OAS, parceiras no consórcio.

Questionado pela reportagem na terça-feira, o COI se limitou a dizer que as informações ainda não estavam oficialmente confirmadas.

Um dia depois, já com a Justiça confirmando a decisão, voltei a questionar o COI e ainda apontei para as suspeitas de que as empreiteiras e suas obras também passaram a ser alvos da Operação Lava Jato. Mas, uma vez mais, a resposta foi permeada por hipocrisia e a tentativa de se afastar de qualquer envolvimento.

Na semana passada, emails da Odebrecht obtidos pela PF indicaram o que poderia ser um pagamento de uma suposta propina de R$ 1 milhão a um projeto no Rio ligado às obras dos Jogos. A polícia também encontrou cinco pagamentos relacionados com o desenvolvimento da nova linha de metrô que vai atender ao evento do COI.

Publicidade

Voltei a questionar sobre as atuais suspeitas. Mas o COI deixou claro que, por enquanto, não pedirá uma nova auditoria, não fará novas exigências de transparência e transfere a pergunta às autoridades cariocas. Quase como se o evento não fosse dele.

« Entendemos que estamos no início de um processo e que nenhuma decisão formal foi tomada », disse o COI em um comunicado à reportagem. « Seria prematuro falar sobre esse assunto e, portanto, sugerimos que procura a prefeitura do Rio de Janeiro nessa primeira instância », completou.

Já em dezembro de 2015, quando eu questionei Thomas Bach, o presidente do COI, se ele iria pedir auditorias nas contas das obras no Rio diante do envolvimento das construtoras nos escândalos da Lava Jato, ele apenas indicou que « confiava nas autoridades brasileiras » e que não via motivos para duvidar.

Confiando ou não na Odebrecht, OAS ou Eduardo Paes, a realidade é que o silêncio do COI revela que a entidade olímpica não cumpre as suas próprias promessas: a de exigir Jogos transparentes.

No dia 26 de fevereiro, falando durante as eleições da Fifa, Bach fez um discurso em que praticamente dava uma aula para os cartolas do futebol sobre a boa gestão do esporte. "É nossa responsabilidade compartilhada dar novas respostas a novas perguntas", disse, apontando para uma mudança no mundo.

Publicidade

Pena que ele achava que essa mudança se aplicaria apenas aos eventos da Fifa.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.