PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direto da Europa

Fifa quer o fim de proibição às mulheres nos estádios de futebol no Irã

Por jamilchade
Atualização:

 

Lei foi estabelecida em 1979 e Fifa aposta que novo governo moderado poderia reconsiderar a proibição

 

PUBLICIDADE

GENEBRA - O novo presidente moderado do Irã, Hassan Rohani, está disposto a negociar um acordo nuclear e até manteve o primeiro contato com um presidente americano em mais de 30 anos. Mas será que está disposto a romper outro tabu? Nesta semana, em meio às negociações nucleares entre s potências mundiais e o Irã, Rohani recebeu a Fifa e escutou da entidade um apelo: permita que as mulheres também possam ir aos estádio de futebol.

O esporte é o mais popular no país e as equipes femininas não são poucas. Mas o governo não permite que se misture homens e mulheres num estádio. O motivo oficial é a preocupação do governo com a segurança das mulheres. Mas, ainda assim, o Irã é um dos poucos países no mundo que continua a impedir a entrada de mulheres nas arquibancadas, uma lei estabelecida em 1979 durante a Revolução Islâmica e que ainda está em vigor.

Nesta semana, Rohani recebeu o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e deixou claro que seu país quer receber a Copa da Ásia de 2019. Mas isso não poderia acontecer se as regras atuais fossem mantidas.

A visita de Blatter ajudou a deixar claro que pouco poderá ser feito para inserir o Irã no roteiro das grandes competições se a lei sobre as mulheres não for abolida. O Catar também adotava a mesma norma. Mas garantiu que isso acabará até 2022, quando vai sediar a Copa do Mundo.

Publicidade

"O governo deve tentar mudar uma de seus leis culturais", indicou Blatter. Segundo ele, o presidente do Parlamento, Ali Larijani, garantiu que iria avaliar o assunto. "Eu não posso intervir. Mas como presidente da Fifa e defensor do futebol em países islâmicos, eu precisa apresentar meu apelo".

Em 2012, ainda sob o regime de Mahmoud Ahmadinejad, as autoridades iranianas ampliaram as proibições e estabeleceram que nem mesmo jogos dos campeonatos europeus mostrados em telões pela cidade poderiam ter a presença de mulheres.

"Homens, enquanto assistem ao futebol, ficam excitados, usam palavras julgares e fazem piadas sujas", justificou na época o vice-chefe da polícia, Bahman Kargar.

O tema promete ganhar novo impulso nos próximos meses diante da classificação do Irã para a Copa de 2014 no Brasil.

Em 2006, um filme sobre o assunto - "Offside", de Jafar Panahi - contava a história de garotas loucas pelo futebol e que arriscavam tudo para ver uma partida. Se o Irã até hoje não foi campeão em praticamente nada no futebol, pelo menos o filme foi amplamente premiado por revelar as violações que as mulheres ainda sofrem no país para serem tratadas sem discriminação.

Publicidade

jqOZ1yxwQQ4

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.