Foto do(a) blog

Direto da Europa

ONU admite pela primeira vez que "uma substância" foi usada na Síria

Entidade alerta que ação unilateral do Ocidente seria ilegal

PUBLICIDADE

Por jamilchade
Atualização:

 

GENEBRA - A ONU confirmou na manhã de hoje pela primeira vez que "uma substância" foi utilizada no dia 21 de agosto num subúrbio de Damasco, na Síria, matando centenas de pessoas. Mas a entidade se recusa a apontar os responsáveis pelo ataque e alerta que uma intervenção internacional só pode ocorrer se for autorizado pelo Conselho de Segurança da ONU.

 

PUBLICIDADE

Lakhdar Brahimi, enviado das Nações Unidas para a Síria, foi o responsável pelo anúncio, na manhã de hoje em Genebra. "O que ocorreu no día 21 de agosto, parece que algum tipo de substancia foi usada e que matou muita gente. Centenas. Alguns falam mais de mil", disse Brahimi.

 

"Isso é inaceitável e confirma como é importante que a comunidade internacional desenvolva uma vontade política para lidar com a crise", insistiu. "A Síria é agora a crise mais séria que desafia a comunidade internacional", alertou.

 

Brahimi, porém, insiste que um ataque contra a Síria, como vem sendo anunciado por americanos e europeus, não será a solução. "O que precisamos é de uma solução política", disse, em uma referência a seus esforços para convocar uma negociação de paz em Genebra.

 

Além de criticar uma intervenção, Brahimi deixa claro que uma ação como a que americanos e europeus estão estudando seria uma violação das leis internacionais. "A lei internacional é clara. Uma ação militar precisa passar pelo Conselho de Segurança da ONU. É o que diz a lei", completou.

Publicidade

 

Brahimi, que ocupa o cargo há um ano, admite que todos os días pensa em pedir demissäo de seu posto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.