Em Abu Dhabi!

Estadão

20 de março de 2010 | 17h54

Há mais ou menos uma hora, cheguei em Abu Dhabi para meu Spring Break. Depois de 15 horas viajando, primeiro desde Boston até Londres e depois de Londres até Abu Dhabi, o grupo chegou inteiro, o que é incrível, já que somos em aproximadamente 40 pessoas.

Por que Abu Dhabi? No semester passado, fiz uma materia cujo objetivo era encontrar uma solução para o aquecimento global usando captura e seqüestro de carbono. Chegamos a um projeto interessante no final do semestre, com estratégias para a implantação de cada tecnologia. Como uma continuação dessa matéria, temos uma viagem no Spring Break, relativa ao tema que estudamos no Fall Semester. Para essa Spring, viemos visitar uma cidade protótipo bem perto de Abu Dhabi que será neutra em emissões de carbono. Toda energia eletrica utilizada será eólica ou solar, e não haverão carros, apenas meios de transporte públicos. O nome dessa cidade é Masdar, e dentro dela existe o Masdar Institute of Technology (MIT, que ironia), que foi desenvolvido em cooperação intensa com o MIT, o de Massachusetts.

O objetivo desse instituto dentro da cidade é utilizá-la como um laboratório, e como “cobaia” para as novas tecnologias sustentáveis que estão sendo desenvolvidas. Um aspecto interessante é que o instituto é também uma universidade e aceita alunos que querem cursar a pós-graduação. O Masdar Institute of Technology ofecere MSs em: Engenharia de sistemas e administração; IT; Engenharia e Ciência dos Materiais; Engenharia Mecânica; e Engenharia Ambiental. O grande foco de pesquisa do instituto será “conduzir pesquisa básica e aplicada em tecnologia, políticas e sistemas que será utilizada para resolver os desafios mais cruciais nos campos de energia renovável e sustentabilidade”, de acordo com o folder que nos forneceram. Alem disso, os alunos aceitos nesse programa de pós-graduação terão uma bolsa de estudos completa, cobrindo a tuition, laptops, seguro medico, residência, despesas de viagens e custos de vida no geral. Ainda de acordo com os papéis que nos forneceram, os critérios de admissão são similares aos do MIT. Ficarei sabendo de maiores detalhes durante a semana e postarei.

Aqui vão algumas fotos:

Aeroporto de Abu Dhabi

Aeroporto de Abu Dhabi

Os planos para amanhã são uma visita guiada por Abu Dhabi, e, durante a tarde, um safári pelo deserto. Vou tentar postar diariamente com as novidades.
Alem da viagem, tenho outras ótimas notícias! Três brasileiros foram admitidos para a turma de 2014! São pessoas inteligentíssimas e muito interessantes, com certeza representarão bem o Brasil na nova turma. Acabei de conversar com os três, já que agora está acontecendo uma confraternização de pais de brasileiros no MIT e brasileiros envolvidos na admissions. Adorei conhecê-los!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: