Quarto individual no dorm

Estadão

28 de agosto de 2009 | 21h08

Onde você mora?
Essa talvez seja uma das primeiras perguntas que as pessoas me fazem (depois de, é claro, “como se faz para entrar?”). Aqui no MIT, e creio que em grande parte das universidades daqui dos Estados Unidos, os alunos podem morar no próprio campus da universidade durante toda a duração do curso.
No MIT, temos 11 residence halls, que é como são chamados os prédios de dormitórios. Cada um tem seu próprio estilo e características, indo do mais louco possível (o East Campus, onde os alunos gostam de construir montanhas-russas que realmente funcionam e onde há um piso com placas de “clothing optional”; para mais loucuras veja http://web.mit.edu/ec/) até os mais conservadores e normais, como Burton-Connor ou McCormick Hall.

Montanha Russa que os Alunos do EC construíram
Montanha-russa que os alunos do East Campus construíram nesse ano

Morar na própria universidade é um conceito um pouco diferente para os alunos do Brasil, onde a maioria dos estudantes mora fora do campus. Os dorms não são exatamente como uma casa, à primeira vista (com o tempo, os alunos se acostumam…). Basicamente, existem os quartos, que podem ser singles, doubles, triples ou quads e áreas comuns, que podem ser áreas de estudo, salas com TV, videogames e jogos variados, cozinhas e banheiros. Uma coisa também diferente, no meu ponto de vista, pelo menos, é que muitos dos freshmen (alunos do 1.º ano) realmente querem ter um roommate, colega de quarto. Normalmente, as pessoas que vão ficar juntas em um quarto são escolhidas aleatoriamente e só se conhecem quando realmente se mudam para o dorm, o que é realmente esquisito. Algumas vezes, existem problemas entre os colegas de quarto, como por exemplo um deles gostar de dormir cedo e ficar estudando e o outro chegar tarde da noite e não exatamente em perfeitas condições. Mas o MIT está preparado para essas situações (e todas as outras que se pode ou não imaginar) e oferece um serviço de mediação ou até troca de quarto.
Eu agora moro no McCormick Hall, um dorm que é somente para garotas, e, talvez por isso, seja mais arrumado e seguro. Diferentemente da maioria dos freshmen, eu tive a sorte de conseguir um quarto só para mim (ou seja, ele pode ficar totalmente bagunçado). Os novos alunos normalmente têm pouca preferência nas escolhas dos quartos dentro de cada dorm, isto é, são os alunos mais velhos (upperclassmen) que podem escolher os melhores quartos, normalmente os “singles”.
Na próxima semana, vai começar a Orientation para a turma de 2013, que tem por objetivo tentar ensinar aos freshmen a andar pelos corredores do MIT, fazer com que as pessoas se conheçam e talvez esclarecer um pouco mais sobre quais matérias devem ser feitas nesse semestre, os General Institute Requirements (GIRs).
McCormick Hall
McCormick Hall visto da Harvard Bridge

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.