Visita do presidente Obama

Estadão

29 de outubro de 2009 | 19h42

Na sexta-feira passada, o presidente Barack Obama fez uma visita ao MIT para visitar laboratórios engajados em pesquisas sobre energia limpa (um fato interessante é que 20% da “faculty” do MIT pesquisa direta ou indiretamente energia limpa) e para discursar sobre o papel dos Estados Unidos nesse aspecto.

O Presidente até fez uma piada sobre a rivalidade entre MIT e Harvard dizendo que “era um honra estar na escola de maior prestígio em Cambridge”, mas depois se corrigiu dizendo “nessa parte de Cambridge”. Ele também ficou um pouco surpreso ao perceber que aqui os cartões de laboratórios têm tabelas periódicas neles.

No discurso, ele menciona como os Estado Unidos sempre foram motivados pela inovação tecnológica e como agora continuarão investindo em ciência para encontrar uma alternativa eficiente aos combustíveis fósseis. O presidente acredita que as nações competem para encontrar essa alternativa e que aquela que suceder em encontrá-la liderará a economia mundial. Ele conclui dizendo que quer que os Estados Unidos sejam essa nação. Também comenta sobre o “Recovery Act”, que será responsável por investir 80 bilhões em energia limpa.

Para assistir ao discurso na íntegra, http://amps-web.mit.edu/public/amps/webcast/2009/obama-2009oct23/ondemand.html

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.