Foto do(a) blog

Luzes da cidade

De Olho No Mundo 19 de setembro

PUBLICIDADE

Por luciaguimaraes
Atualização:

Ouça o De Olho No Mundo disponível online aqui ou ao vivo na Rádio Estadão,sábado às 19h, domingo às 19h, 92,9 FM com participação de Roxane Ré, Andrei Netto, Jamil Chadee Lúcia Guimarães. Valcke comentou com um empresário num email que o ágio sobre ingressos era sua aposentadoria.

Fifa renúncia de Jerôme Valcke

PUBLICIDADE

A Copa foi um grande saque, diz Jamil Chade depois de cobrir o afastamento do braço direito de Sepp Blatter na Fifa, o secretário-geral da entidade Jérôme Valcke.. A denúncia foi eita pelos próprios empresearios que fecharam negocio co a Fifa para revender ingressos a preços de cambista.Correspondências e emails mostram que ingressos para os jogos da seleção brasileira na Copa de 2014 foram vendidos a três quatro vezes do valor original. A correspondência mostra que Valcke ficaria com metade do lucro sobre o ágio, o que ele descrevia como seu "fundo de pensão." Se a corrupção na venda de ingressos na Fifa está se revelando uma prática de déecadas, pergunta Jamil Chade, a novidade de empresários denunciando o esquema sugere uma guerra interna a seis meses da eleição para o novo presidente da Fifa.

Papa em Cuba e nos EUA

A esperada visita do Papa Francisco a Cuba neste fim de semana tem tons de tensão geopolítica, uma vez que o Papa negociou secretamente a reaproximação de Cuba com os Estados Unidos. A relação do Vaticano com o governo de Raul Castro foi cobrada por dissidentes que queriam mais atenção durante a visita. Já em Washington, Philadelphia e Nova York o grande desafio é a segurança do Papa que gosta de ser acessível a multidões. Nada menos do que 48 agências, do Serviço Secreto até a companhia local de energia elétrica, estiveram envolvidas em preparativos para a visita do Papa a Nova York. Os Estados Unidos têm 75 milhões de católicos e as posições vistas como mais liberais de Francisco -ele disse sobre os homossexuais, "quem sou eu para julgar?" - estão inspirando uma transformação na relação dos católicos americanos com o Vaticano, em questões como a infalibilidade do Papa. Andrei Netto lembra que, na França, os católicos tradicionalistas consideram o Papa Francisco um "golpista" no Vaticano.

Publicidade

Campanha presidencial e hostilidade a imigrantes

Na semana do segundo debate entre os candidatos republicanos a presidente na California, quando que Donald Trump lidera nas pesquisas e na hostilidade a imigrantes latinos sem documentos, um fato pouco conhecido da história dos Estados Unidos, mal estudado nas escolas, vem chocando o público. Na década de 1930, a Grande Depressão motivou uma expulsão em massa de mexicanos e pessoas de origem mexicana nascidos nos Estados Unidos, portanto, portadores de passaportes americanos. A Constituição americana considera cidadão americano qualquer pessoa nascida em território dos Estados Unidos. Mais de 1 milhão foram "repatriados" para o México à força, sob o pretexto de que consumiriam assistência pública e tomariam escassos empregos dos anglo-americanos depois do crash de 1929. Mas 60% dos expulsos eram, de fato, cidadãos americanos. A história é contada no livro Década da Traição: O Repatriamento de Mexicanos nos Anos 1930.

O PMDB em Moscou

Andrei Netto acompanhou a visita do vice-presidente Michel Temer a Moscou e Varsóvia e diz que fez um curso de imersão sobre a existência de dois governos no Brasil - um da presidente Dilma Rousseff e outro do vice-presidente do PMDB. Temer saiu de Brasília em meio ao debate sobre a volta da CPMF e deu declarações contraditórias sobre seu apoio à proposta da presidente, "um jogo de morde-assopra", como diz o correspondente, que conta outras histórias de bastidores da visita, especialmente sobre quem não embarcou como a Ministra da Agricultura Katia Abreu e o Ministro da Defesa Jacques Wagner.

Congo Poder e Majestade no Metropolitan

Publicidade

Uma importante nova exposição no Museu Metropolitan em Nova York cobre a extraordinária civilização do Congo, que cobre a atual República do Congo e Angola. O ponto de partida da mostra é a expedição do lendário navegador português Diogo Cão, em 1483. As obras do antigo reino expostas vão até o século 20. Além do panorama sobre uma cultura de mestres em escultura, a exposição é uma boa chance de reflexão sobre o que, durante um longo período da arte moderna ocidental, foi descrito como arte primitiva.

Alabama Shakes

O grupo que começou cult e agora faz enorme sucesso nos Estados Unidos se apresenta este fim de semana em Nova York. E acaba de lançar o cd Sound & Color.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.