Foto do(a) blog

Luzes da cidade

De Olho No Mundo, edição de 21 de março

Ouça o De Olho No Mundo ao vivo no sábado às 19h, domingo às 20 h, 92,9 FM, ou online aqui.

PUBLICIDADE

Por luciaguimaraes
Atualização:

No programa De Olho No Mundo da Rádio Estadão deste sábado, Roxane Ré, Andrei Netto,Jamil Chade e Lúcia Guimarães debatem a semana marcada pelo terrorismo do Estado Islâmico, o aniversário da anexação da Crimeia, o enriquecimento da FIFA à custa do Brasil na Copa e a eleição em Israel, que deve marcar uma mudança histórica de posição americana na ONU.

PUBLICIDADE

Dois atentados demonstraram a ousadia e os planos de expansão do Estado Islâmico, que embora continue enfrentando ofensivas militares nas areas que controla na Síria e no Iraque, começou a agir na Líbia, assumiu o atentado no Museu do Bardo em Túnis e o ataque suicida às mesquitas no Iêmen.

A reeleição de Benjamin Netanyahu e sua virada para a direita no final da campanha provocaram consternação entre segmentos da população israelense e um endurecimento da posição americana. O Governo Obama, pode, pela primeira vez em décadas, aceitar uma iniciativa na ONU que reconheça o direito dos palestinos a um estado e trate da questão da continuação da construção de casas para colonos israelenses nos territórios ocupados. Nós discutimos também o crescimento do antissemitismo na Europa, em parte associado a políticas do governo Netanyahu, e que é tema de uma reportagem de capa do número da revista Atlantic de abril.

O correspondente Andrei Neto conta que está acompanhando o Salão do Livro em Paris que, pela segunda vez em sua história, homenageia o Brasil. Jamil Chade, em Genebra, perguntou à FIFA o que acha dos estádios deficitários diante do lucro extraordinário que a organização teve com a Copa.

E encerramos com uma dica musical. Acaba de sair nos Estados Unidos um cd com arranjos inéditos do maestro Gil Evans, colaborador de Miles Davis e morto na década de 80. Aqui um trecho de Time of The Barracudas, parte da trilha sonora que Miles Davis compôs para a peça homônima do dramaturgo inglês Peter Barnes. https://www.youtube.com/watch?v=p7Rrc05vQCk&feature=youtu.be

Publicidade

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.