São Francisco elege primeira prefeita negra
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

São Francisco elege primeira prefeita negra

Seu adversário, que reconheceu a derrota, teria sido o primeiro prefeito abertamente homossexual da cidade

Redação Internacional

14 Junho 2018 | 19h29

London Breed será a primeira prefeita negra de São Francisco depois de uma apertada eleição nessa liberal cidade californiana, onde a população afro-americana está em declínio.

London Breed fez história ao vencer as eleições em São Francisco. Foto: Eric Risberg/AP

London, de 43 anos, venceu com pouco mais de 50% dos votos Mark Leno, ambos democratas, após uma campanha na qual destacou sua modesta educação e prometeu responder à severa crise de moradia vivida na cidade.

“Não importa de onde você venha, não importa o que você decida fazer na vida, você pode fazer o que quiser”, disse London, que será a única mulher à frente de uma das 15 principais cidades nos Estados Unidos.

+ Atriz de ‘Sex and the City’, Cynthia Nixon lança campanha para o governo de NY

Ex-presidente do Conselho de Supervisores de São Francisco, London venceu as eleições que  aconteceram em 5 de junho, mas cujo resultado demorou por conta da estreita diferença.

Seu adversário, que teria sido o primeiro prefeito de São Francisco abertamente homossexual, reconheceu sua derrota nesta quarta-feira.

“Ela é uma mulher jovem e valiosa. Fará um grande trabalho e lhe desejamos o melhor. Seu sucesso será o sucesso de São Francisco”, disse Leno.

O jornal San Francisco Chronicle destacou que sua vitória é especial porque o “exagerado custo de vida expulsou da cidade grande parte da classe média negra”.

As estatísticas mostram que a população negra nesta cidade é de apenas 5%, e a maior parte vive em moradias públicas, de acordo com o Chronicle.

Dos 41 mil funcionários eleitos nos Estados Unidos, cerca de 2% são mulheres negras. / AFP

Mais conteúdo sobre:

London BreedSão Francisco