Estadão
24 de outubro de 2012 | 06h52
NY foi tomada pela onda dos restaurantes “Locavore” ou “From Farm to Table” (da fazenda a mesa) onde Chefs adquirem seus produtos orgânicos em fazendinhas da região ou em suas respectivas hortas localizadas no telhado do próprio restaurante ou no terreno ao lado.
Sejam ervas e alguns vegetais ou todos os legumes, frutas, queijos e carnes, a nova tendência no ramo dos restaurantes novaiorquinos é a preocupação não apenas com a qualidade do alimento, mas também se quem o produz o faz de maneira sustentável.
Vale lembrar que esses restaurantes passam longe do conceito “restaurante-natureba-em-uma-portinha-no-bairro-sujinho-dos-artistas”. Chefs premiados como Thomas Keller do Per Se e French Laundry ou Michael White da Osteria Monini, Marea e Nicoletta já se destacam por trabalharem com produtos locais há vários anos e ainda desenvolverem uma relação próxima aos produtores e terem assim, a segurança de que a matéria-prima é fresca e de primeira qualidade.
Para quem quiser conhecer um pouco mais desse tipo de restaurante, além daqueles acima mencionados, abaixo algumas sugestões:
1) Riverpark;
2) Fat Radish;
3) Rosemary;
4) Telepan;
5) Blue Hill;
6) ACB Kitchen;
7) Palma;
9) Back Forty;
10) The Green Table
Bon Appetit!
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.