PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

11 DE SETEMBRO, DEZ ANOS: 'A reposta já começou'

 

Por João Coscelli
Atualização:

George W. Bush seria o homem que comandaria a resposta dos Estados Unidos ao 11 de setembro. O homem que envolveria os americanos em duas guerras e comandaria a caça ao homem mais procurado do mundo - Osama bin Laden. A imagem é do segundo discurso que o então presidente fez naquela terça-feira que mudou seu governo, seu país e o mundo. Segue a íntegra das palavras do republicano.

PUBLICIDADE

Boa noite.

Hoje, nossos companheiros cidadãos, nosso modo de vida, nossa liberdade foram atacadas em uma série de atos terroristas mortíferos e deliberados.

As vítimas estavam em aviões ou em seus escritórios - secretárias, executivos, empregados militares e federais. Mães e pais. Amigos e vizinhos. Milhares de vidas repentinamente tomadas por atos deploráveis e terríveis de terrorismo.

As imagens de aviões voando contra prédios, incêndios, grandes estruturas nos desabando encheram de descrença, tristeza e uma raiva quieta e insuportável.

Publicidade

Esses atos de assassinato em massa têm a intenção de assustar nossa nação e nos fazer cair no caos. Mas eles não conseguiram. Nosso país é forte. Todo um grande povo vai defender uma grande nação.

Terroristas podem abalar os alicerces dos nosso maiores edifícios, mas não podem tocar os alicerces da América. Esses atos estilhaçam aço, mas não podem danificar o aço da determinação americana.

A América foi alvo do ataque porque somos o maior expoente de oportunidades e liberdade do mundo. E ninguém vai impedir que essa luz brilhe.

Hoje, nossa nação viu o mal, o pior da natureza humana, e nós respondemos com o melhor da América, com a ousadia de nossas equipes de resgate, com o cuidado de desconhecidos e vizinhos que doaram sangue e ajudaram da forma como puderam.

Imediatamente após o primeiro ataque, eu implementei os planos emergenciais de resposta do nosso governo. Nosso poderio militar é grande e preparado. Nossas equipes de emergência estão trabalhando em Nova York e Washington para ajudar nos serviços de resgate.

Publicidade

Nos principal prioridade é ajudar aqueles que se feriram e tomar todas as medidas de precaução para proteger nossos cidadãos aqui e em todos os lugares do mundo de mais ataques.

PUBLICIDADE

As funções do nosso governo continuam sem interrupção. Agências federais em Washington que tiveram de ser esvaziadas estão reabrindo para funcionários essenciais neste noite e reabrirão completamente amanhã. Nossas instituições financeiras continuam fortes, e a economia americana ficará aberta para os negócios, como de costume.

A busca por aqueles que estão por trás destes terríveis atos já começou. Direcionei todos os recursos para nossa inteligências e forças da lei para encontrar os responsáveis e levá-los à Justiça. Não diferenciaremos entre os terroristas que cometeram esses atos e aqueles que os abrigam.

------------------------------

Veja também: ESPECIAL: Dez anos do 11/09  ESTADÃO/ESPN: Ouça série especial sobre os ataques  PARTICIPE: Onde você estava quando soube dos atentados? GALERIA: Outras imagens do Onze de Setembro de 2001

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.