Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

11 DE SETEMBRO, DEZ ANOS: Brasileiros também contam atentados nos quadrinhos

PUBLICIDADE

Por João Coscelli
Atualização:

SÃO PAULO - Os atentados de 11 de Setembro de 2001 inspiraram uma série de filmes, livros e histórias em quadrinhos. Entre tantas produções, a brasileira Carolina Lopes, em parceria com o desenhista Ricardo Morelatto, também resolveu contar o episódio - e suas consequências - de um modo diferente.

PUBLICIDADE

A jornalista, que trabalha com educação há três anos, imaginou que o assunto poderia ser tratado de forma mais elucidativa e didática se reproduzida no formato de graphic novel. "Percebi que trabalhar com certos conteúdos era mais difícil por causa do interesse do público. Comecei a fazer experiências com informações visuais e tive um retorno maior", conta.

Uma das séries produzidas pela dupla fala justamente sobre os ataques da Al-Qaeda, as guerras às quais os incidentes deram origem e dos personagens envolvidos. Tudo ilustrado e com diálogos em forma de balões.

O trabalho de Carolina e Morelatto, que inclui outras séries, pode ser encontrado no blog Desenho da Notícia. "É bem didático, interessante e acessível, achei que os quadrinhos se aproximariam do jornalismo, que tem outra linguagem", conclui a jornalista, responsável pelo roteiro das histórias.

Entre as referências da dupla, estão os desenhistas brasileiros João Spacca e Gilberto Maringoni, o sueco Art Spilgerman e o maltês Joe Sacco - este último autor de uma vasta obra de graphic novels sobre os conflitos entre israelenses e palestinos.

Publicidade

As "reportagens em quadrinhos", como Carolina prefere categorizar suas produções, ainda têm poucas produções de referência no Brasil, mas segundo a autora, o formato tem tudo para ganhar maior repercussão. "Estamos vivendo um momento no qual as coisas são mais enxutas e visuais, acho que (contar determinados casos) é adequado a esse formato", justifica.

--------------------

Veja também:Ilustradores transformam relatório oficial do 11/9 em quadrinhos ESPECIAL: Dez anos do 11/09 ESTADÃO ESPN: Ouça série especial sobre os ataques PARTICIPE: Onde você estava quando soube dos atentados? GALERIA: Outras imagens do Onze de Setembro de 2001

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.