11 DE SETEMBRO, DEZ ANOS: Brasileiros também contam atentados nos quadrinhos
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

11 DE SETEMBRO, DEZ ANOS: Brasileiros também contam atentados nos quadrinhos

João Coscelli

08 Setembro 2011 | 16h07

ESPECIAL: Dez Anos do 11 de Setembro

SÃO PAULO – Os atentados de 11 de Setembro de 2001 inspiraram uma série de filmes, livros e histórias em quadrinhos. Entre tantas produções, a brasileira Carolina Lopes, em parceria com o desenhista Ricardo Morelatto, também resolveu contar o episódio – e suas consequências – de um modo diferente.

A jornalista, que trabalha com educação há três anos, imaginou que o assunto poderia ser tratado de forma mais elucidativa e didática se reproduzida no formato de graphic novel. “Percebi que trabalhar com certos conteúdos era mais difícil por causa do interesse do público. Comecei a fazer experiências com informações visuais e tive um retorno maior”, conta.

Uma das séries produzidas pela dupla fala justamente sobre os ataques da Al-Qaeda, as guerras às quais os incidentes deram origem e dos personagens envolvidos. Tudo ilustrado e com diálogos em forma de balões.

O trabalho de Carolina e Morelatto, que inclui outras séries, pode ser encontrado no blog Desenho da Notícia. “É bem didático, interessante e acessível, achei que os quadrinhos se aproximariam do jornalismo, que tem outra linguagem”, conclui a jornalista, responsável pelo roteiro das histórias.

Entre as referências da dupla, estão os desenhistas brasileiros João Spacca e Gilberto Maringoni, o sueco Art Spilgerman e o maltês Joe Sacco – este último autor de uma vasta obra de graphic novels sobre os conflitos entre israelenses e palestinos.

As “reportagens em quadrinhos”, como Carolina prefere categorizar suas produções, ainda têm poucas produções de referência no Brasil, mas segundo a autora, o formato tem tudo para ganhar maior repercussão. “Estamos vivendo um momento no qual as coisas são mais enxutas e visuais, acho que (contar determinados casos) é adequado a esse formato”, justifica.

——————————

Veja também:
Ilustradores transformam relatório oficial do 11/9 em quadrinhos
 ESPECIAL: Dez anos do 11/09
ESTADÃO ESPN: Ouça série especial sobre os ataques
PARTICIPE: 
Onde você estava quando soube dos atentados?
 GALERIA: Outras imagens do Onze de Setembro de 2001