As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

11 DE SETEMBRO, DEZ ANOS: Imagens mais significativas

Redação Internacional

11 Setembro 2011 | 17h53

ESPECIAL: Dez Anos do 11 de Setembro

Por Christina Stephano de Queiroz, especial para o estadão.com.br

Reunir algumas das imagens mais significativas dos atentados de 2001 em Nova York. Este é o objetivo da revista Time, que lançou o livro Watching the World Change: The Stories Behind the Images of 9/11 (Assistindo ao mundo em mudança: as histórias por trás das imagens do 11/9, em tradução livre). A obra, organizada pela revista faz parte do projeto Beyond 9/11: A Portrait of Resilience (Além do 11/9: um retrato de superação).

Veja também:
ESPECIAL: Dez anos do 11 de Setembro
ESTADÃO ESPN: Série especial
ENQUETE: Do 11/09 à morte de Bin Laden: onde você estava?

Para escolher as fotos que fariam parte da obra, a revista convidou editores, fotógrafos, curadores, educadores e blogueiros. Além de indicar quais eram, para eles, as fotos mais relevantes daquela terça-feira de 2001, eles também explicaram os motivos da importância de cada imagem escolhida. Entre as pessoas que participaram da produção do livro estão Vin Alabiso, editor-chefe de fotografia da agência de notícias Associated Press no dia dos atentados; Holly Hughes, editora do Photo District News; e Kent Korbersteen, antigo diretor de fotografia da National Geographic.

O livro retrata desde o assombro dos moradores da cidade até o desespero de familiares das vítimas, passando pelo empenho dos bombeiros e pelas imagens desoladoras de corpos caindo das janelas das Torres Gêmeas.

iam_00024441t.jpg
Kent Kobersteen, ex-diretor de fotografia da National Geographic: Imagem contextualiza tragédia e retrata normalidade presente em toda cidade, menos nas torres

110919130118.jpg
MaryAnne Golon, editor de foto e consultor de mídia:
“Com a foto, percebi as consequências da tragédia”

nyc14210.jpg
Kira Pollack, diretor de fotografia da Time:
Apocalipse aconteceu em apenas uma manhã

witp010911b0221t.jpg
Olivier Picard, ex-diretor de fotografia do U.S. News and World Report
: Pessoas observam colapso e violência nas Torres Gêmeas

patrick_witty_2.jpg
Patrick Witty, editor internacional de fotos da Time: “Vi corpos caindo quando estava próximo às torres em chamas, porém não fui capaz de fotografá-los”

Veja outras imagens na seleção da Time.