Redação Internacional
11 de setembro de 2011 | 17h53
Por Christina Stephano de Queiroz, especial para o estadão.com.br
Reunir algumas das imagens mais significativas dos atentados de 2001 em Nova York. Este é o objetivo da revista Time, que lançou o livro Watching the World Change: The Stories Behind the Images of 9/11 (Assistindo ao mundo em mudança: as histórias por trás das imagens do 11/9, em tradução livre). A obra, organizada pela revista faz parte do projeto Beyond 9/11: A Portrait of Resilience (Além do 11/9: um retrato de superação).
Veja também:
ESPECIAL: Dez anos do 11 de Setembro
ESTADÃO ESPN: Série especial
ENQUETE: Do 11/09 à morte de Bin Laden: onde você estava?
Para escolher as fotos que fariam parte da obra, a revista convidou editores, fotógrafos, curadores, educadores e blogueiros. Além de indicar quais eram, para eles, as fotos mais relevantes daquela terça-feira de 2001, eles também explicaram os motivos da importância de cada imagem escolhida. Entre as pessoas que participaram da produção do livro estão Vin Alabiso, editor-chefe de fotografia da agência de notícias Associated Press no dia dos atentados; Holly Hughes, editora do Photo District News; e Kent Korbersteen, antigo diretor de fotografia da National Geographic.
O livro retrata desde o assombro dos moradores da cidade até o desespero de familiares das vítimas, passando pelo empenho dos bombeiros e pelas imagens desoladoras de corpos caindo das janelas das Torres Gêmeas.
Kent Kobersteen, ex-diretor de fotografia da National Geographic: Imagem contextualiza tragédia e retrata normalidade presente em toda cidade, menos nas torres
MaryAnne Golon, editor de foto e consultor de mídia: “Com a foto, percebi as consequências da tragédia”
Kira Pollack, diretor de fotografia da Time: Apocalipse aconteceu em apenas uma manhã
Olivier Picard, ex-diretor de fotografia do U.S. News and World Report: Pessoas observam colapso e violência nas Torres Gêmeas
Patrick Witty, editor internacional de fotos da Time: “Vi corpos caindo quando estava próximo às torres em chamas, porém não fui capaz de fotografá-los”
Veja outras imagens na seleção da Time.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.