Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

113 países assinam documento contra crimes sexuais em conflitos

A ONU anunciou ter conseguido ontem as assinaturas de 113 países em uma declaração declaração contra a violência sexual em conflitos e o uso do estupro como arma de guerra. O ministro de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, William Hague, participou do ato oficial de assinatura, ao lado da representante especial das Nações Unidas para questões de Violência Sexual, Zainab Bangura.

PUBLICIDADE

Por redacaointer
Atualização:

Lançada na semana de abertura dos debates da 68ª Assembleia Geral da organização,a declaração principal da campanha ressalta que o uso da violência sexual como arma de guerra ainda é "recorrente" e acentua as hostilidades que perpetuam diversos tipos de conflito armado.

PUBLICIDADE

Hague e Zainab comemoraram o número expressivo de países que endossaram o documento. "Essa declaração, apoiada por tantos países, marca uma verdadeira mudança global de postura a respeito de estupro e violência sexual em áreas de guerra. É a declaração mais direta que já fizemos, em todos os tempos, de que a comunidade internacional deve e vai combater esses crimes", afirmou o britânico.

Leia a íntegra da declaração da ONU aqui (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.