Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

O dia em que Bob Marley tocou na festa de independência do Zimbábue

Marley pagou do próprio bolso o voo e o traslado do equipamento necessário de Londres para Harare para a apresentação

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

Luiz Raatz

PUBLICIDADE

Robert Mugabe ainda era um herói quando seu homônimo, Bob Marley, um jamaicano de longos dreadlocks e o maior nome da história do reggae, subiu ao palco do Estádio Rufaro para tocar na festa de independência do Zimbábue, em abril de 1980. Marley pagou do próprio bolso o voo e o traslado do equipamento necessário de Londres para Harare para a apresentação.

A ideia de trazer Bob Marley para se apresentar no Zimbábue se deve a dois empresários da cena musical de Harare, Job Kadengo e Gordon Muchanyuka. Convencidos de que o rei do reggae era o melhor nome possível para se apresentar na festa de independência que celebraria o fim do governo de minoria branca na antiga Rodésia após anos de guerra civil, os dois voaram para Kingston, na Jamaica a poucas semanas do evento. O desafio era convencer Marley a se apresentar na África.

Chris Blackwelll, empresário do cantor no Wailers, era contra.No entanto, o jamaicano havia acabado de lançar o álbum Survival, que aprofundou suas críticas ao sistema capitalista e ao racismo institucionalizado. No LP, ele gravou uma canção chamada Zimbabwe, em apoio aos grupos guerrilheiros que lutavam contra o governo branco da Rodésia. Marley acompanhava de perto a guerra de libertação e decidiu aceitar a proposta.Mas Marley acompanhava de perto a guerra de libertação conduzida por guerrilheiros no Zimbábue e decidiu ir.

Sua música inspirou o Zimbábue. Guerrilheiros da Frente Patriótica ouviam cassetes de seus discos. O reggae era ao mesmo tempo uma fuga e uma inspiração no front.

Publicidade

Marley chegou ao Aeroporto de Harare em 16 de abril de 1980, protegido por um forte contingente policial, com 21 toneladas de equipamento e um sistema de som de 35 mil watts trazidos em um boeing 707.

A chegada dos Wailers a Harare foi um evento. Desde a implementação de sanções contra o país na década de 70, o Zimbábue estava praticamente excluído do cenário internacional.

Marley e sua equipe passaram a noite no Hotel Skyline, e saíram com guerrilheiros da Frente Patriótica para conhecer a cidade. No dia seguinte, ele fumou maconha com produtores da erva em Mutoko, cidade a 143 quilômetros da capital.

À tarde, ele foi para o estádio. Pela primeira vez, a bandeira verde, dourada e preta do Zimbábue foi hasteada. O local estava lotado. A polícia se precipitou e lançou gás contra a multidão. O gás chegou ao palco e a banda teve de sair, para voltar momentos depois. "Agora eu sei o que é um verdadeiro revolucionário", disse Marley à sua mulher Rita, no backstage.

Rei do reggae, Robert Nesta Marley morreria um ano depois, vítima de câncer. Herói da independência, Robert Gabriel Mugabe governou o Zimbábue como um déspota por 37 anos.

Publicidade

Robert Mugabe discursa na ONU /The New York Times Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.