A foto que poderia ter mudado a História… Se fosse verdadeira.
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

A foto que poderia ter mudado a História… Se fosse verdadeira.

Paula Carvalho

29 de dezembro de 2009 | 15h12

Suposta foto de JFK publicada no TMZ.com

Suposta foto de JFK publicada no TMZ.com

Na segunda-feira de manhã o site TMZ, famoso por acompanhar notícias de celebridades, publicou uma matéria com o dramático título – A foto de JFK que poderia ter mudado a História. O texto era acompanhado de uma fotografia antiga, segundo o site tirada na década de 50, na qual um grupo de pessoas tomava sol em um barco, enquanto garotas nuas pulavam no mar. Um dos homens na imagem seria o então senador e futuro presidente dos EUA, John F. Kennedy (1961-1963). A foto poderia causar um escândalo, dificultando a candidatura de Kennedy à Casa Branca.

O TMZ, que ganhou destaque em junho ao noticiar antes de toda a grande imprensa a morte do cantor Michael Jackson, chegou a consultar peritos em restauração de fotos que confirmaram a autenticidade da imagem.

Comparação das duas fotos feita pelo TMZ.com

Comparação das duas fotos feita pelo TMZ.com

No entanto, horas após a publicação da imagem, o site The Smoking Gun – que, assim como o TMZ também pertence ao conglomerado midiático Time Warner – revelou que a foto era uma fraude.

A fotografia teria sido publicada em um ensaio da revista Playboy de 1967 – quatro anos após Kennedy ter sido assassinado durante uma visita a Dallas, no Texas. No mesmo dia, o TMZ reconheceu a falha e pediu desculpas aos leitores. “Não estamos felizes com isso, mas faz parte do jornalismo”, afirmou Harvey Levin, produtor executivo do TMZ.

Tudo o que sabemos sobre:

Casa BrancaescândaloEUAJohn F. KennedyTMZ

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.