PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

AO VIVO: Veja como foi a terça-feira de conflitos na Líbia

 

Por redacaointer
Atualização:

Acompanhe pelo Radar Global as principais informações da guerra na Líbia, que chegou em um ponto crítico neste final de semana com a nova investida rebelde contra Muamar Kadafi em seu quartel-general situado em Bab al-Aziziya, no sul da capital Trípoli.

PUBLICIDADE

Veja também:CHACRA: Como regimes de Kadafi e Assad, oposição da Líbia e da Síria tem mentirosos ESPECIAL: Quatro décadas de ditadura na LíbiaRADAR GLOBAL: Os mil e um nomes de KadafiARQUIVO: 'Os líbios deveriam chorar', dizia KadafiVISÃO GLOBAL: A insustentável situação de KadafiHORÁRIO em Trípoli

22h57 - Abdel Hafiz Ghoga, um dos porta-vozes do Conselho Nacional de Transição, disse a um canal do Egito que Kadafi deve enfrentar a Justiça na Líbia antes de ser transferido a Haia, na Holanda, onde seria julgado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), que em maio o acusou de cometer crimes de guerra.

De acordo com Ghoga, Kadafi ainda está na Líbia e não irá escapar "de jeito nenhum". "Ele ainda está na Líbia, se não em Trípoli, e pode ter escapado para o centro ou para o sul do país. Nós vamos capturá-lo e julgá-lo na Líbia antes de ele enfrentar um tribunal criminal", disse.

22h40 - Ainda mais informações passadas por Ibrahim. Segundo ele, quatro combatentes do Qatar e um dos Emirados Árabes que auxiliavam os rebeldes foram capturados. O porta-voz ainda ressaltou que a resistência de Kadafi pode durar meses, ou até anos.

Publicidade

22h11 - Mais da entrevista de Moussa Ibrahim, porta-voz do governo, à Al-Urubah.

"Eles (oposição) querem destruir a Líbia. Já destruíram serviços, eletricidade, a rede de abastecimento de água, casas, escolas. Eles querem dar uma Líbia destruída em uma bandeja de ouro a empresas estrangeiras, e essas empresas virão aqui para reconstruir esses serviços e pegar sua fatia do bolo. Mas na realidade não será uma fatia de bolo, será uma bomba que vai explodir na cara delas".

21h30- As forças de Kadafi lançaram mísseis Scud contra a cidade de Misrata a partir de Sirte, informou a AFP. Os projéteis foram interceptados pela Otan.

Pouco depois, foi reportado pela emissora Al-Arabiya que mísseis Grad caíram em Trípoli, agora majoritariamente dominada pelos rebeldes. A capital ainda teria sido alvo de morteiros.

Ainda segundo o canal árabe, a cidade de Ajelat, a oeste da capital, também sofre ataques de mísseis e tanques das tropas do ditador.

Publicidade

Kadafi, aparentemente, prepara uma contraofensiva.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

21h01 - Moussa Ibrahim, porta-voz do governo de Kadafi, deu uma entrevista à mesma emissora que o ditador deu seu último recado. Ele disse que o coronel controla 80% da capital - apesar das imagens dos canais internacionais mostrarem o contrário, que Kadafi deixou seu complexo porque o local não tinha mais valor militar e estratégico e que o governo pode "transformar a Líbia e um vulcão" para afastar os invasores.

20h41 - A inteligência americana e fontes militares do Ocidente se mostraram preocupadas sobre controle do arsenal da Líbia. Segundo as fontes ouvidas pela Associated Press, as armas do país africano - que vão de bombas de gás mostarda e material atômico a lançadores de foguetes antiaéreos - estão sob posse das forças de Kadafi, mas teme-se que o ditador possa usá-las em uma última tentativa de repelir a ofensiva insurgente ou mesmo que elas possam cair nas mãos da Al-Qaeda.

20h24 - A televisão síria Al-Urubah, que tem transmitido notícias favoráveis ao coronel na Líbia, mostrou uma mensagem do ditador há pouco, na qual Kadafi diz que sua retirada do complexo de Bab al-Azizya foi "uma manobra estratégica" e jura "lutar até a morte contra a agressão imperialista".

20h18 - O Conselho Nacional de Transição informou que os últimos dias de combate em Trípoli deixaram mais de 400 mortos e 2 mil feridos. Os rebeldes prometeram lutar até que Kadafi seja preso, segundo a rádio France24.

Publicidade

20h15 - Informações da EFE sobre novas conquistas dos rebeldes:

Líderes tribais de Sirte, cidade natal de Kadafi, entraram em contato com o Conselho Nacional de Transição para negociar sua rendição, assegurou o porta-voz do exército rebelde, Ahmad Bani. Segundo ele, os líderes fiéis ao ditador, cujo número e influência não especificou, disseram que não defenderão mais o coronel. Eles ainda teriam pedido que os rebeldes chegassem a Sirte "como líbios e não como conquistadores".

Segundo o canal Al-Arabiya, porém, as forças leais a Kadafi estariam atacando a cidade portuária de Zuara, a 60 quilômetros da fronteira com a Tunísia.

20h00 - Aqui está uma lista de Twitter de jornalistas que estão cobrindo os conflitos na Líbia in loco.

@lsantanna - Enviado especial do 'Estado' à Líbia @Jonny_Hallam - Produtor da BBC em Benghazi @mchancecnn - Repórter da CNN no Hotel Rixos @Tom_Rayner - Repórter da Sky News em Trípoli @pdanahar - Chefe da sucursal da BBC no Oriente Médio @sarahsidnerCNN - Repórter da CNN em Trípoli

Publicidade

19h48 - Dario Lopez-Mills, da Associated Press, é um dos repórteres presos no Hotel Rixos. Ele escreveu em seu blog sobre "a prisão de US$ 400 por noite", uma referência à diária cobrada no local, e relata que os jornalistas estão ficando sem água e sem comida, permanecem no escuro e com medo dos confrontos que se aproximam.

"Posso contar uma história sobre jornalistas presos, mas a versão real do que está acontecendo na Líbia está logo ali. Infelizmente, não podemos cobrir esse caso"

19h24 - Mahmoud Jibril, vice-líder dos Conselho Nacional de Transição, de uma coletiva nesta terça em Doha, no Qatar e sentenciou com convição:

"A transição para a construção de uma nova Líbia começa agora".

18h50 - Veja aqui mais fotos sobre o conflito e as comemorações em Trípoli.

Publicidade

18h41 - A situação dos jornalistas estranheiros em Trípoli ainda é tensa. Eles permanecem presos no Hotel Rixos. Paul Hackett, da Reuters, registrou em imagens o drama vivido pelos repórteres, fotógrafos e cinegrafistas.

18h25 - De acordo com a Al-Jazira, o Conselho Nacional de Transição vai estabelecer sua sede em Trípoli dentro de dois dias.

Os rebeldes mantinham seu órgão de governo em Benghazi, a segunda maior cidade do país, na região leste. O local tornou-se também o centro de treinamento dos líbios que desejavam se unir à revolta contra o regime de Kadafi.

18h17 - O Conselho Nacional de Transição tentará recuperar os fundos de Kadafi e de outros membros do governo líbio congelados no exterior. A verba serviria para reativar a economia do país, que está há seis meses em guerra. Representantes do órgão se reunirão con enviados de Estados Unidos, França, Itália, Grã-Bretanha, Turquia e Qatar na quarta-feira, em Doha, para discutir o assunto.

17h40 - O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, afirmou que as empresas brasileiras que atuam na Líbia, em sua maioria petroleiras e empreiteiras, não sofrerão retaliação com a queda do regime de Kadafi no país africano. Vale lembrar também que o Itamaraty ainda não reconheceu os rebeldes como o governo legítimo na Líbia. Veja abaixo a entrevista do chanceler.

Publicidade

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/rXJjC0t8z6E" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

17h34 - Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, pediu a reconciliação entre os rebeldes líbios para que o país possa se reerguer em unidade. Segundo um porta-voz da entidade, ele pediu telefonou a Mustafa Abdel-Jalil, chefe do Conselho Nacional de Transição, nesta terça.

17h30 - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, vai se encontrar na quinta-feira com Mahmoud Jibril, vice-chefe do Conselho Nacional de Transição.

A Itália enfrentou alguns problemas com imigrantes durante a revolta na Líbia, já que muitas pessoas - inclusive tunisianos - deixavam o país em direção à ilha de Lampedusa, que fica até mais próxima da costa africana que do território italiano. Milhares de africanos chegaram no local, o que se tornou uma verdadeira dor de cabeça para o governo de Berlusconi.

17h17 - Mahmoud Jibril, vice-líder do Conselho Nacional de Transição, pediu calma aos rebeldes. "Não devemos manchar a última página da revolução. Temos que nos concentrar em reconstruir e curar nossos ferimentos físicos e morais", disse ele em entrevista coletiva.

Publicidade

O dirigente afirmou que algumas medidas de segurança podem ser necessárias para que seja mantida a ordem am Trípoli e em outras áreas. Para isso, o Conselho formará um comitê de segurança composto por oficiais do Exército e da polícia que se aliaram à insurgência.

No final de sua coletiva, ele parabenizou os opositores: "A revolução é de vocês".

17h09 - Hugo Chávez, um dos poucos a se manifestar abertamente em favor de Kadafi, afirmou que só reconhecerá o governo do coronel na Líbia.

17h03 - Mahmoud Shammam, ministro da Informação do Conselho Nacional de Transição, disse que os rebeldes conquistaram grandes avanços nesta terça, mas que ainda há muito o que fazer. "Temos de ter a certeza de controlar cada parte da Líbia. Estamos sedentos por liberdade, por um Estado de lei", disse.

Shammam admitiu, porém, que pode haver dificuldades no entendimento entre as facções rebeldes uma vez que Kadafi caia. Segundo ele, a Líbia necessitará de apoio da comunidade internacional no que diz respeito ao aconselhamento sobre as diretrizes financeiras e legais que o país deverá tomar.

Publicidade

16h51 - Matthew Chance, outro enviado da CNN a Trípoli, está preso no Hotel Rixos. O local ainda é dominado pelas forças de Kadafi, mesmo que as comemorações pela queda da capital tenham chegado a uma área bastante próxima. Segundo ele, o ex-deputado Walter Fauntroy, que estava em missão de paz no país africano, também está preso no hotel.

16h45 - Nestas imagens da Sky News, um rebelde aparece usando o chapéu militar de Kadafi. Ele disse que entrou nos aposentos do ditador e pegou alguns de seus objetos pessoais.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/YhoGNlWsObg" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

16h32 - Os rebeldes dizem ter tomado a cidade de Ras Lanouf, um importante polo petrolífero na Líbia. Eles dizem que não há danos às instalações do local. Já em Brega, um reservatório de petróleo pegou fogo.

16h10 - Os tiros comemorativos dos rebeldes se tornaram uma ameaça para os jornalistas estrangeiros trabalhando na Líbia. Neste vídeo da CNN, a repórter Sara Sidner parece estar em um campo de guerra devido ao baulho dos disparos. As imagens foram gravadas dentro do complexo de Kadafi (também em inglês).

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/W2Fk46Y77VI" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

15h29 - Veja aqui mais um vídeo da CNN sobre as batalhas em Trípoli.

15h02 - A Al-Jazira divulgou um vídeo (em inglês) da preparação dos rebeldes de outras cidades que decidiram partir para Trípoli.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/8iU5a7ZmJZM" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

14h45 - A CNN mostrou imagens de seus enviados especiais à Líbia entrando no complexo de Kadafi. Segundo a emissora, os rebeldes estão pedindo que os jornalistas entrem no local e transmitam imagens diretamente de lá para "mostrar ao mundo" o que fizeram.

14h11 - Um porta-voz do Conselho de Transição disse que os rebeldes ainda acreditam que Kadafi está em Trípoli ou muito perto da capital líbia.

Foto da Associated Press mostra cabeça de estátua de Kadafi destruída por rebeldes líbios.

14h05 - Um jornalista da Al Jazira que estava dentro do complexo de Kadafi foi atingido por um tiro no ombro, segundo informações da própria rede.

13h43 -Centenas de rebeldes líbios saquearam um arsenal de armas que estava escondido no palácio presidencial de Kadaf, segundo informações do El País. Ainda há forças leais e franco atiradores dentro do complexo.

13h40 - A Otan confirmou que os rebeldes tomaram o controle de Trípoli, mas também adverte que a situação na capital líbia ainda é complexa e que ainda há focos de violência entre rebeldes e forças leais a Kadafi.

13h33 - O enviado da ONU na Líbia, Ibrahim Dabbashi, prevê que país esteja "libertado" em 72 horas.

Imagens da BBC mostram local onde Kadafi fazia seus discursos, dentro do complexo de Bab al-Aziziya

 

13h23 - Mais de trinta países já reconhecem o Conselho de Transição Nacional como o governo legítimo na Líbia. Cinco países reconheceram o CNT nesta terça-feira -- Iraque, Marrocos, Barein, Grécia e Nigéria -- unindo-se aos Estados Unidos e aos principais países da União Europeia.

13h15 - De acordo com a BBC, os rebeldes já contolam toralmente Bab al-Aziziya. Diversas pessoas entraram na residência de Kadafi no complexo e estão revirando salas e quartos. Não há resistência por parte das forças de Kadafi. Rebeldes dizem que a "luta terminou".

12h46 - O Iraque anunciou que também reconhece o Conselho de Transição Nacional dos rebeldes como o governo legítimo da Líbia.

12h38 - Agências de notícias relatam que centenas de líbios tomaram o complexo de Bab al-Aziziya e já estariam invadindo a residência do ditador líbio. Segundo a Al Arabiya, uma bandeira da oposição já teria sido hasteada no local. Um correspondente da CNN diz que as pessoas "estão chorando de alegria".

12h37 - O Pentágono diz acreditar que Kadafi ainda não deixou a Líbia.

Fumaça negra toma parte da capital Trípoli próximo ao local do complexo de Kadafi

12h15 - Segundo informações da Reuters, os rebeldes conseguiram entrar no complexo de Kadafi. Forças leais ao ditador teriam desistido de tentar barrar a entrada dos rebeldes, que estariam atirando para o alto e comemorando.

12h10 - Segundo o chefe da Federação de Xadrez da Rússia, Kirsan Ilyumzhinov, Muamar Kadafi está bem de saúde e não tem planos de deixar a capital líbia. Ilyumzhinov teria falado com Kadafi por telefone nesta terça, após ligação do seu filho mais velho do ditador. Kadafi disse que irá lutar até o final.

11h35 - Os rebeldes voltaram a afirmar que conseguiram passar por um dos portões do complexo de Muamar Kadafi em Trípoli, segundo informações da Reuters e da Al Arabiya.

11h31 -Os rebeldes seguem avançando em direção a Sirte, sitiada pelas forças de Kadafi desde o começo da guerra. Segundo um porta-voz que conversou com a agência de notícias AFP, os rebeldes estão a 40 km de Brega e asseguram e alcacnçaram Ras Lanuf durante a noite.

11h25 -Uma autoridade russa disse que conversou com Kadafi por telefone. O líder líbio teria dito que está em Trípoli e que continuará a lutar até o final, segundo informações da Reuters.

11h02 - A CNN relata um pesado tiroteio nas proximidades do aeroporto de Trípoli. Rebeldes e forças leais a Kadafi lutam para obter o controle da área. Segundo os rebeldes, o aeroporto servia de base militar para as forças de Kadafi.

10h41 - O vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, disse que é "uma questão de tempo" a derrota de Muammar Kadafi e avaliou que o reaparecimento de seu filho não é indício de que haja um "grande retorno" do regime. "Pela nossa avaliação, as forças para a libertação da Líbia controlam agora muitas áreas de Trípoli, mas não todas", detalhou Clegg, que acrescentou qur as forças do regime kadafista "estão agora encurraladas" e "em breve a Líbia estará completamente livre".

10h18 - Quartel general de Kadafi já está sob ataque rebelde, segundo informações da CNN.

Foto mostra ataque próximo ao complexo de Kadafi em Trípoli

09h43 - A Otan disse que ainda não há informações sobre o paradeiro de Kadafi, mas que isso não é importante, pois o ditador líbio não é um objetivo da Aliança. "O fim está próximo", afirmou uma porta-voz da Otan, Oana Lungescu, em entrevista coletiva em Bruxelas. "Para o regime de Kadafi, este é o capítulo final - eles estão travando uma batalha perdida."

09h15 - Segundo informações da Al Jazira, os rebeldes que cercam o complexo Bab al-Aziziya já conseguiram passar por um de seus portões.

09h11 - Bahrein, Marrocos e Nigéria reconheceram nesta terça-feira o Conselho Nacional de Transição dos rebeldes como sendo o único governo legítimo da Líbia.

09h03 - Os rebeldes que se encontram no leste da Líbia avançam em direção a Ras Lanuf, uma das principais cidade petrolíferas do país. Segundo a Al Jazira, os rebeldes já tomaram o controle de Ageila, que estava sob controle das forças de Kadafi.

08h55 - Segundo a Reuters, os confrontos também se intensificaram ao redor do hotel onde se encontram os correspondentes internacionais.

08h42- A luta em Trípoli impediu um navio de resgate de atacar no porto da capital, deixando milhares de estrangeiros sem ter como sair de suas embaixadas e esperando a liberação, segundo a Reuters. "Até ontem, acreditávamos que a área do porto estava sob controle das forças de oposição, mas durante a madrugada nos pediram para esperar e não atracar", disse Jean-Phillipe Chauzy, porta-voz da Organização Internacional de Migração, que fretou a embarcação, durante entrevista à imprensa.

08h38 - Trípoli enfrenta nesta terça novos confrontos entre rebeldes e forças leais a Kadafi. Nuvens de fumaça cinza e sons de tiros e bombardeios encheram as ruas da capital líbia. Segundo as agências de notícias a luta se concentra ao redor do complexo Bab al-Aziziya.

08h23 - Um porta-voz do Tribunal Penal Internacional afirmando que nunca obteve a confirmação da prisão de Saif al-Islam. O procurador geral da corte, Luis Moreno-Ocampo, havia dito em um pronunciamento na segunda que os rebeldes haviam capturado o filho de Kadafi.

08h17 - O ex-presidente croata Stipe Mesic afirmou que Kadafi disse-lhe estar pronto para renunciar da vida política se a Otan encerrar os ataques aéreos, segundo a Reuters."Posso confirmar que o coronel Kadafi está pronto para se retirar completamente da vida pública e política com um firme compromisso de que impediríamos o estabelecimento de um sistema multipartidário, mas sob a condição de que a Otan cesse os bombardeios aéreos", declarou Mesic, em um comunicado citado pela agência de notícias Nina.

08h12 - Os rebeldes estão se aproximando dos portões do complexo de Bab al-Aziza, baluarte fortemente protegido do líder líbio no centro de Trípoli, informou a Al Jazeera. A emissora divulgou imagens de bombas sendo atiradas e fumaça emergindo sobre a cidade. Antes, a emissora Al Arabiya divulgou que explosões foram ouvidas perto do baluarte onde acredita-se que Kadafi esteja escondido.

07h55 - Saif Al-Islam Kadafi, filho do líder líbio Muamar Khadafi, reapareceu em Trípoli um dia depois que o Tribunal Penal Internacional confirmou alegações dos rebeldes de que ele havia sido capturado. Confiante, ele disse a jornalistas que Kadafi está a salvo em Trípoli, apesar do aparente avanço das forças rebeldes. Ele disse ainda que o governo "quebrou a espinha" dos insurgentes, fazendo com que eles caíssem em uma armadilha.

04h30 - A Otan manterá sua missão na Líbia não somente até a queda do líder Muammar Kadafi, mas até que "cessem todos os ataques e se permita o acesso à ajuda humanitária" no país, confirmaram à agência Efe fontes da aliança atlântica. "O objetivo de nossa missão é proteger a população civil e, enquanto existir uma ameaça, continuaremos sobrevoando a região", indicaram. A Organização não quis confirmar se na noite passada manteve um ataque aéreo sobre a residência do líder líbio, como diz a televisão por satélite saudita Al Arabiya, nem dar mais detalhes sobre o desenrolar atual da missão.

03h00 - O governo da China pediu à Líbia, segundo a Efe, que proteja seus investimentos, especialmente no setor petrolífero, após a ameaça dos rebeldes líbios de cancelar acordos comerciais e econômicos entre Pequim e o agonizante regime de Muammar Kadafi. "O investimento chinês na Líbia, especialmente em petróleo, é um aspecto da cooperação econômica bilateral e interessa mutuamente aos dois países", destacou em entrevista coletiva Wen Zhongliang, alto funcionário do Ministério de Comércio chinês.

0h53 - A aparição de Saif al-Islam, filho de Mumar Kadafi, é um duro golpe para a credibilidade das informações passadas pelos rebeldes que, no domingo, passaram a falsa informação de que Saif al-Islam, juntamente com seu irmão Mohammed Kadafi, havia sido capturado. Leia mais.

Leia ainda: As notícias de SEGUNDA-FEIRA, 22 de agosto As notícias de DOMINGO, 21 de agosto

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.