Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Notícias sobre as reformas na China

PEQUIM - A China irá afrouxar suas políticas de planejamento familiar e abolir o sistema de campo de trabalho, de acordo com um importante documento divulgado após a reunião do Partido Comunista chinês, informou a agência de notícias oficial Xinhua nesta sexta-feira, 15.

PUBLICIDADE

Por redacaointer
Atualização:

As reformas na China são discutidas há anos. Em 2012, o Estado noticiou a pressão para que a China realizasse as reformas políticas, "questão latente desde 1992, quando Deng Xiaoping relançou o programa de reformas que estava estagnado desde a repressão aos protestos na Praça Tiananmen em 1989":

No dia 26 de setembro de 1997, o Estado noticiou o elogio dos EUA a reformas econômicas na China:

PUBLICIDADE

Um ajuste da política de nascimento no país permitirá que os casais tenham dois filhos, quando um dos pais for filho único. Na política que vigora atualmente, um casal pode ter o segundo filho apenas se ambos os pais forem filhos únicos.

O pacote de reformas também fará a China abolir o sistema de campo de trabalho, chamado de reeducação por meio do trabalho, e reduzir o número de crimes sujeitos à pena de morte "passo a passo", acrescentou Xinhua. O controverso sistema previa o envio de pessoas para campos de trabalho por até quatro anos sem julgamento prévio de delito ou acusação formal do poder judiciário.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.