Barreira protegerá arte exposta em trecho do muro de Berlim
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Barreira protegerá arte exposta em trecho do muro de Berlim

Pinturas da East Side Gallery serão protegidas por barreira de 80 a 90 centímetros de altura; visitantes deverão ficar a 1,3 metro de distância do muro

Redação Internacional

09 de novembro de 2015 | 07h00

BERLIM – Uma barreira de 80 a 90 centímetros de altura protegerá as pinturas que enfeitam um pedaço do velho muro de Berlim, conhecido como East Side Gallery, e a partir de agora os visitantes deverão se manter a 1,3 metro de distância.

O anúncio foi feito pela Prefeitura de Friedrichshain-Kreuzberg, onde se encontra a East Side Galery. Além disso, haverá cartazes em diferentes idiomas para indicar aos pedestres que as obras de arte realizadas sobre o muro devem ser protegidas.

Artista Dimitry Vrubel limpa seu trabalho

Artista Dimitry Vrubel limpa seu trabalho “Fraternal Kiss”, no East Side Gallery. (Foto: Thomas Peter/REUTERS)

A East Side Galery, um pedaço de 1,3 quilômetros de muro, atrai muitos turistas, em parte por ser um dos poucos trechos que não foram derrubados, e também porque entre as artes que o decoram está a célebre representação do beijo de irmandade entre o estadista soviético Leonid Brejnev e Erich Honecker, líder da extinta República Democrática Alemã.

A East Side Gallery ficou conhecida em fevereiro de 1990, três meses depois da queda do muro, quando 118 artistas de 21 países pintaram 106 quadros sobre esse fragmento.

Em 1991, a East Side Gallery conseguiu proteção como monumento e, em 1996, foi criada uma associação de artistas para preservar as obras de arte.

O Estadão publica nesta terça-feira, 10, uma galeria dos grafites no Muro de Berlim, cuja queda foi celebrada no dia 9 de novembro de 1989. Já foi a Berlim? Mande sua foto com um dos grafites do muro com a hastag no Instagram #MurodeBerlimEstadao. Ela poderá fazer parte da Galeria de Leitores da semana que vem. / EFE

Tudo o que sabemos sobre:

AlemanhaEast Side GaleryMuro de Berlim