PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

GUERRA DAS MALVINAS: Base militar britânica custa caro, é tediosa, mas muito poderosa

Por redacaointer
Atualização:

Por Roberto Godoy, de 'O Estado de S. Paulo'

PUBLICIDADE

É do alto que se vê melhor as facilidades da base aeronaval de Mount Pleasant, revela o oficial da reserva D.W., um ex-integrante da tropa britânica nas ilhas. "Depois de voar dez horas ou mais desde a Ilha da Ascensão, nos limites do Atlântico Norte, é um alívio ver a pista de pouso, uma faixa preta de mais 3 mil metros, riscada na pedra, cercada de prédios e luzes", conta. O problema, diz, "é que a vida nas Falklands é tediosa, limitada ao trabalho, à cervejaria, ao alojamento ou à igreja - para não beber demais, entrar em depressão ou virar místico, a única opção é trabalhar duro".

Veja também: CRONOLOGIA: A história do arquipélagoPERFIL: Os protagonistas do conflito GALERIA: Imagens das ilhas Malvinas ARQUIVO: As capas do 'Estado' sobre a guerra ESPECIAL: 30 anos da Guerra das Malvinas

O núcleo militar foi criado em 1982, apenas três dias depois do cessar-fogo, pela ex-primeira-ministra Margaret Thatcher. Em 2007, quando o conjunto ficou pronto, o investimento chegava a US$ 523 milhões. O custo de manutenção dos serviços é de US$ 3,9 milhões semanais. As instalações abrigam, além de 1.650 soldados de elite, 4 caças Typhoon, mais 2 aviões de inteligência e de reabastecimento em voo. De quebra, há lugar também para um destróier lançador de mísseis e um submarino nuclear. As forças da Argentina estão desequipadas, passados 30 anos desde o conflito. A aeronáutica não consegue cumprir uma programação de voos de vigilância até o limite do arquipélago e tem poucos aviões de combate - 30 unidades, talvez, prontas para uso. Todas com cerca de 30 anos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.