PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Bomba-H, a arma mais destrutiva existente na Terra

Armamento desenvolvido após a 2ª Guerra é centenas de vezes mais poderoso do que as bombas utilizada pelos EUA contra Hiroshima e Nagasaki; Rússia testou a maior bomba H da história

Por Redação Internacional
Atualização:

A bomba de hidrogênio (bomba-H), também chamada de bomba termonuclear, o tipo de armamento que a Coreia do Norte disse ter testado com sucesso nesta quarta-feira, 6, foi desenvolvida depois das armas usada pelos Estados Unidos contra o Japão na 2.ª Guerra e são muito mais destrutivas.

A primeira bomba de hidrogênio, testada em novembro de 1952 pelos EUA, liberou energia equivalente a 10 megatons de TNT, cerca de mil vezes mais do que a bomba atômica lançada contra Hiroshima sete anos antes.

Nuvem de cogumelo da Tsar bomba em foto tirada a 161 km de distância ( Foto: Wikipedia)

PUBLICIDADE

A bomba de hidrogênio funciona em fases. Primeiro, uma bomba atômica explode dentro da ogiva, agindo como detonador. Ela fornece o calor e a pressão necessários à fusão. Em seguida, uma mistura de isótopos de hidrogênio- deutério e trítio - se funde, em uma reação termonuclear. Isso libera rapidamente grandes quantidades de energia, provocando uma explosão tremendamente poderosa.

Menos de um ano depois de os EUA testarem sua bomba termonuclear, a União Soviética testou a sua versão do equipamento, iniciando uma corrida para produzir cada vez mais "superbombas".

A bomba de hidrogênio mais poderosa já detonada até hoje - que também resultou na maior explosão já causada pelo ser humano - foi criada pelos soviéticos em 1961. Conhecida como Tsar Bomba, o armamento liberou o equivalente a 50 megatons de TNT. / DPA

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.