Brexit – Perguntas & Respostas
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Brexit – Perguntas & Respostas

Entenda as razões e o contexto do referendo para definir o futuro do Reino Unido na União Europeia e quais podem ser algumas consequências de eventual Brexit.

Redação Internacional

20 Junho 2016 | 19h45

People pose kissing each other in a kiss chain organised by pro-Europe 'remain' campaigners seeking to avoid a Brexit in the EU referendum in Parliament Square in front of the Houses of Parliament in central London on June 19, 2016. / AFP PHOTO / Daniel Leal-Olivas

Ativistas pró-permanência fazem campanha em Londres. Foto: Daniel Leal-Olivas/AFP

1. Por que o Reino Unido pode sair da UE?
Diante da insatisfação dos eleitores com a relação entre o país e a UE, além do aumento da imigração, Cameron prometeu que, se ganhasse nas urnas, realizaria um referendo para decidir se o país continuava ou não na UE.

2. Quem poderá votar?
Ingleses, escoceses, galeses e norte-irlandeses com no mínimo 18 anos, que morem no Reino Unido ou em Gibraltar. O voto não é obrigatório.

3. Quando o resultado será anunciado?
As urnas fecharão às 22 horas locais (18 horas em Brasília). Organizadores estimam que o resultado pode ser divulgado a partir das 4 horas de sexta-feira.

4. Qual é a relação entre o Reino Unido e a UE?
O país têm direito ao livre mercado e ao trânsito de pessoas, mas, sob um status especial, não é obrigado a adotar o euro e mantém controles fronteiriços.

5. Qual é a importância da UE para a economia britânica?
Cerca de 45% das exportações britânicas vão para o bloco, mais que o dobro do montante enviado aos EUA. Nas importações, cerca de 55% vêm da UE.

6. Se o Brexit vencer, quando o Reino Unido deixará a UE?
Depende de negociações. O grupo favorável ao Brexit deseja de deixar oficialmente o grupo em 2019.

7. O que é o Reino Unido?
Reino Unido é uma monarquia constitucional parlamentarista formada por quatro países: Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte. A maior parte do país é a ilha da Grã-Bretanha, onde estão os territórios inglês, escocês e galês. O país ingressou na União Europeia em 1973.

8. Por que o Reino Unido já tem controle de imigração diferente do restante da Europa?
O Reino Unido não aderiu ao acordo que aboliu o controle de passaporte e fronteira conhecido como Área Schengen. É esse acordo que permite viajar entre Portugal, Espanha e França, por exemplo, sem passar por controles. Apesar de não estar em Schengen, europeus têm livre acesso ao solo britânico e vice-versa.

9. Se o Brexit vencer, imigrantes europeus – como italianos, poloneses e portugueses – terão de sair do país ou precisarão de uma permissão para continuar?
Tudo dependerá do eventual acordo que britânicos conseguirão fechar com os demais europeus. Uma coisa é certa: haverá reciprocidade. Então, se os europeus do continente não puderem viver e trabalhar no Reino Unido, britânicos também não poderão fazer o mesmo nos países do grupo.