PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Bush retrata líderes mundiais em quadros

O ex-presidente americano George W. Bush divulgou nesta sexta-feira, 4, uma série de retratos de líderes mundiais que ele mesmo pintou. A exposição "A arte da liderança: diplomacia pessoal de um presidente" será inaugurada neste sábado no Museu e Biblioteca Presidencial George W. Bush, em Dallas.

Por redacaointer
Atualização:

Bush pintou a imagem de líderes com quem teve contato enquanto era presidente dos EUA, de 2001 a 2009. Estão retratados o presidente russo, Vladimir Putin, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro inglês Tony Blair e o presidente afegão, Hamid Karzai.

"Não sei como essas pessoas vão reagir quando verem seus retratos", disse Bush, em entrevista para a filha Jenna Bush Hager, enviada pela rede NBC. Entre as obras, há um autorretrato de Bush, ao lado do quadro de seu pai, que também presidiu os EUA, George H. W. Bush.

Veja as pinturas:

PUBLICIDADE

[galeria id=10385]

Bush não tinha interesse em pintura até deixar a Casa Branca e ler o ensaio de Winston Churchill "A Pintura Como Um Passatempo". Seus primeiros trabalhos incluem desenhos rápidos feitos para membros da família com um aplicativo para iPad.

Publicidade

"Eu queria ter certeza de que os últimos capítulos da minha vida seriam cheios e a pintura, ao que parece, não só ajudou a preencher espaços, mas abriu a minha mente", disse Bush. "Eu pinto muito, porque, como você sabe, sou uma pessoa determinada e eu quero melhorar. Um novo mundo se abriu."

Bush, de 67 anos, disse ter relutado em exibir seu trabalho, mas espera que a exposição, que vai até 4 de junho, gere interesse por sua biblioteca presidencial.

Bush disse que seu quadro favorito é a pintura de seu pai e contou ter ficado emocionado, em alguns momentos, enquanto trabalhava nele. "Foi uma experiência prazerosa pintá-lo", disse.

Em uma inserção ao vivo no programa, a mãe de Bush, a ex-primeira-dama Barbara Bush, revelou sua reação quando viu o retrato do marido. "Esse é o meu marido?", brincou./ REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.