Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Cidade na Polônia encontra cápsula com pequeno tesouro nazista

Arqueólogos procuravam por um filme com um documentário sobre os 600 anos da cidade, de 1933, quando se depararam com a descoberta

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

VARSÓVIA, POLÔNIA - Jornais, moedas, documentos e cópias da autobiografia e manifesto de Adolf Hitler, Mein Kampf (Minha Luta), foram encontrados em uma "cápsula do tempo" que foi enterrada em 1934 nas fundações de um centro de treinamento nazista em Zlocieniec, informaram nesta terça-feira, 20, fontes da administração da cidade.

Exploradores em Zlocieniec, nordeste da Polônia, cavavam para encontrar o cilindro de cobre no local onde funcionou o antigo centro Ordensburg após descobrirem que lá poderia estar escondido o filme de um documentário sobre a celebração dos 600 anos da cidade, de 1933. Na época, a cidade pertencia à Alemanha e era chamada Falkenburg.

PUBLICIDADE

O porta-voz das autoridades de Zlocieniec, Sebastian Kuropatnicki, explicou que os exploradores estavam curiosos para ver o filme e como era a cidade na época. Quando o contêiner foi aberto, no dia 13, eles não encontraram o filme, mas um pequeno tesouro nazista. Na cápsula de cobre, estavam um ato de fundação do centro em pergaminho, uma carta de um banqueiro local indicando detalhes da criação do centro, moedas, fotos e duas cópias do livro de Hitler.

Publicidade

Kuropatnicki afirmou à agência Associated Press que, apesar de se tratarem de itens documentais de um "tempo mal", eles têm grande valor para os historiadores da cidade. Autoridades estão planejando organizar um pequeno museu para expôr os itens, com comentários críticos à ideologia nazista que levou à 2ª Guerra e à morte de dezenas de milhões de pessoas.

A Polônia perdeu cerca de 6 milhões de cidadãos na guerra, metade era judeus. Após a derrota nazista em 1945, as fronteiras do país foram redesenhadas e Falkenburg tornou-se Zlocieniec. / AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.