As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Cinco acusados de organizar os ataques do 11 de Setembro estão em Guantánamo

Saiba quem são os prisioneiros e qual o papel de cada um no planejamento dos atentados terroristas

Redação Internacional

24 de fevereiro de 2016 | 14h47

Saiba quem são os cinco detidos em Guantánamo acusados de organizar os atentados de 11 de Setembro de 2001 nos EUA:

– Khaled Sheikh Mohammed, conhecido como “KSM” (suas iniciais em inglês): de origem paquistanesa e criado no Kuwait, ele nasceu em 14 de abril de 1965, de acordo com os documentos do Pentágono, e foi educado nos EUA. Segundo o Pentágono, ele afirmou ter sido o arquiteto do complô de 11 de Setembro de 2001, bem como de trinta outros projetos de atentados ou ataques. Dedicou sua vida à jihad anti-ocidental.

– Ramzi ben al-Shaïba: colega de quarto em Hamburgo de Mohammed Atta, o líder do comando do 11 de Setembro, este iemenita nascido em 1º de maio de 1972 e foi treinado em campos da Al-Qaeda no Afeganistão. Os promotores disseram que ele estava envolvido na operação, mas não conseguiu obter um visto para os EUA.

– Ali Abd al-Aziz Ali, conhecido como Ammar Al-Baluchi: paquistanês nascido em 29 de agosto de 1977, foi criado no Kuwait e é sobrinho de Khalid Cheikh Mohammed e primo de Ramzi Youssef, autor do atentado contra o World Trade Center em 1993. Ele é acusado de fazer parte da organização logística das operações do 11 de Setembro.

– Wallid ben Attach: nascido em 1978 ou 1979 e criado na Arábia Saudita por uma família originária do Iêmen, é acusado de envolvimento na preparação dos ataques. O governo americano suspeita que ele foi também o principal instigador do ataque contra o destróier US Cole, que matou 17 marinheiros americanos na costa do Iêmen em outubro de 2000.

– Mustapha al-Hussaui: este saudita nascido em 5 de outubro de 1968 é acusado de ser o financiador da Al-Qaeda nos primeiros anos da organização. Segundo a acusação, ele organizou e centralizou o financiamento do 11 de Setembro, expedindo aos terroristas dos aviões os fundos que permitiram pagar seus cursos de pilotagem.

Tudo o que sabemos sobre:

11 de SetembroEUAGuantánamoterrorismo

Tendências: