Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Cronologia: o programa nuclear norte-coreano

Pyongyang anunciou ter realizado teste bem-sucedido com bomba de hidrogênio

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

A Coreia do Norte afirmou nesta quarta-feira, 6, ter realizado com sucesso seu primeiro teste com uma bomba de hidrogênio - uma forma mais poderosa de bomba nuclear. Esse é o quarto teste nuclear realizado pelo país.

PUBLICIDADE

Conheça as principais datas do programa nuclear da Coreia do Norte:

2002: - Janeiro: o presidente americano George W. Bush classifica Coreia do Norte, Iraque e Irã de "eixo do mal". - Outubro: Washington afirma que Pyongyang tem um programa secreto de urânio altamente enriquecido, violando o acordo de desnuclearização de 1994. A Coreia do Norte o desmente, mas as entregas de petróleo ao país são suspensas. - Dezembro: a Coreia do Norte revela seu reator Yonbgyon, que produz plutônio, e expulsa os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

2003: - Janeiro: Pyongyang se retira do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP). - 27-29 agosto: primeira sessão das negociações a seis em Pequim (Coreia do Norte, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Japão e Rússia). - 14 de outubro: a ONU aprova sanções econômicas e comerciais contra Pyongyang.

2005: - 10 de fevereiro: Pyongyang anuncia ter fabricado armas nucleares de autodefesa. - 19 de setembro: Coreia do Norte aceita cessar seu programa nuclear e voltar ao TNP, em troca de garantias sobre sua segurança e uma ajuda energética. - 9-11 de novembro: fracasso de uma nova rodada de negociações a seis.

Publicidade

2006: - 9 de outubro: primeiro teste nuclear norte-coreano. - 5 de julho: testes de lançamento de sete mísseis.

2007: - 13 de fevereiro: o Norte aceita iniciar o desmantelamento de seu programa nuclear e acolher os inspetores da AIEA, em troca de um milhão de toneladas de combustível e de sua retirada da lista de Estados considerados terroristas por Washington. - Junho e julho: são retomadas as entregas de combustível e retornam os inspetores da AIEA, que anuncia que o complexo de Yongbyon foi fechado. - Outubro: Pyongyang aceita declarar todos os seus programas nucleares e realizar seu desmantelamento, que começa em novembro.

2008: - 8-11 de dezembro: os seis países não conseguem entrar em acordo sobre as modalidades de inspeção das instalações norte-coreanas.

2009: - 5 de abril: a Coreia do Norte lança um foguete de longo alcance que cai no Pacífico. Segundo Washington, trata-se de um teste de um míssil Taepodong-2. - 13 de abril: o Conselho de Segurança da ONU condena a operação de forma unânime e reforça as sanções. Pyongyang abandona as negociações a seis e anuncia a reativação de seu programa nuclear. - 25 de maio: a Coreia do Norte anuncia ter realizado com sucesso um segundo teste nuclear subterrâneo.

2012: - 12 de dezembro: disparo de um foguete Unha-3, que os EUA comparam a um míssil balístico.

Publicidade

2013: - 22 de janeiro: ampliação das sanções da ONU contra a Coreia do Norte. - 12 de fevereiro: terceiro teste nuclear, com um artefato miniaturizado, segundo Pyongyang. - 10 de abril: Seul e Washington elevam seu nível de alerta, a um abaixo do grau sinônimo de guerra, pelas ameaças de disparos de mísseis norte-coreanos. - 31 de agosto: segundo uma foto por satélite, Pyongyang reativou seu reator nuclear de Yongbyon, considerado sua principal fonte de plutônio de qualidade militar.

2014: - 26 de abril: o presidente americano Barack Obama classifica a Coreia do Norte de Estado pária.

2015: - 20 de maio: Pyongyang diz ter capacidade para miniaturizar a arma atômica, uma etapa decisiva na produção de ogivas nucleares. - 11 de dezembro: Kim Jong-un dá a entender que seu país desenvolveu uma bomba de hidrogênio.

2016: - 6 de janeiro: Pyongyang anuncia seu primeiro teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.