As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Visão global: veja as notas publicadas nesta segunda no Estado

Redação Internacional

15 de março de 2010 | 06h00

WEBSFERA

***
Partidários do café
contra os fãs do chá

Os integrantes do Coffee Party, movimento de oposição ao conservador Tea Party, já têm representação em 370 pontos nos EUA. O grupo defende a bandeira do presidente Barack Obama de um Estado mais ativo, o que o Tea Party considera “socialismo disfarçado”. (Christian Science Monitor)

***
Filme em 3D vem do
espaço para as telas

Hollywood rompeu uma nova barreira. O filme “Hubble 3D”, ainda em produção, terá imagens 3D feitas do espaço pelo ônibus espacial Atlantis. Uma amostra cedida pela Nasa está disponível no site da revista. (Wired)

***
Gordura, a nova vilã
inocentada pela ciência

Médicos da Universidade de Dallas decidiram sustentar que os danos à saúde associados à gordura não são causados por ela. A barriguinha seria uma defesa, só mais um sintoma do real problema: comer demais. (The Economist)

***
Brown sacrifica o cofre para agradar idosos

Todos os dias a senhora Bishop, de 85 anos, tem aulas de pintura e tai chi chuan – pagas pelo governo britânico. Quando o primeiro-ministro Gordon Brown, de olho nas próximas eleições, prometeu estender tais benefícios a todos os idosos “com necessidades”, não esperava que 400 mil pessoas entrassem na categoria. Nem que isso representasse um gasto de R$ 2 bilhões por ano. Se cumpre a promessa, Brown aumenta o déficit. Se descumpre, perde votos. (NY Times)

***

Vladimir Putin, o imperador

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, parece disposto a colocar seu país novamente à frente de um império. Os russos abririam mão do rublo para formar um mercado comum com Casaquistão e a Bielorússia. A última vez que os países tiveram uma moeda única foi na época da antiga União Soviética. Putin também teria flertado com Victor Yanukovich, o novo presidente ucraniano. O bloco teria 213 milhões de pessoas e iria da Europa à China.( The Times)

***

Esculturas falsas de
Botero tinham cocaína

A polícia colombiana descobriu em um armazém de Bogotá 16 quilos de cocaína escondidos em cópias de esculturas do artista colombiano Fernando Botero. As três réplicas de argila seriam enviadas à Espanha. (El Tiempo)

***

O mundo visto a 1,20m, a altura de uma criança

O El País dedica uma galeria de fotos a uma coleção de 20 imagens feitas a 1,20m do solo. O objetivo é mostrar diferentes lugares do mundo a partir de um ponto de vista comum, o de uma criança. (El País)

 *******

ARTIGOS

1) O jogo perigoso de Israel

Anúncio de construção de casas em Jerusalém Oriental durante visita do vice de Obama é uma afronta a um aliado e mostra que a direita israelense não quer acordo de paz

Original em inglês:

 ***

2) A ambiguidade moral do saque

Reação de moradores em áreas atingidas pelo terremoto no Chile traz à tona dilema entre o legal e o justo

Original em inglês:

Tudo o que sabemos sobre:

VISÃO GLOBALwebsfera

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.